Saúde

História de amor e fé inspira campanha da Norospar no Agosto Dourado 2025

Em 2025, a Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar), em Umuarama, escolheu dois rostos conhecidos pelos corredores da maternidade para simbolizar o Agosto Dourado: Pamela Bergamasco e sua filha Laura, hoje com 1 ano e 7 meses.

A escolha não foi apenas pela imagem cativante da criança. Mãe e filha representam, com força e afeto, os desafios e superações da prematuridade, da amamentação e da fé. Laura nasceu em 21 de novembro de 2023, com apenas 31 semanas, após 45 dias de internação de sua mãe na Norospar. A bebê passou os primeiros dias de vida na UTI Neonatal, alimentada com leite humano doado.

“Era certo que ela nasceria antes do tempo, mas nós cremos no milagre que Jesus faria por nós”, disse Pamela, que foi internada ainda em outubro, com 24 semanas e 4 dias de gestação.

Com apoio de uma rede multiprofissional da maternidade, composta por obstetras, neonatologistas, enfermeiras, nutricionistas e a equipe do Banco de Leite Humano (BLH Norospar), Pamela conseguiu manter a gestação por mais 45 dias. No parto, contou com a presença da mãe e da prima, que também é doula. “Com elas, senti-me segura”, afirmou.

Laura nasceu chorando e foi levada diretamente à UTI. Ali começou uma nova fase da batalha. Pamela, que sonhava com o parto normal e a amamentação, precisou aprender a extrair leite e manter o vínculo com a filha à distância. “No início, eu não sabia o que fazer. A cada visita à UTI, eu sonhava com o momento de amamentar. Quando esse dia chegou, foi inesquecível.”

Após 20 dias na UTI, Laura teve alta com dois quilos, em 22 de dezembro. Em casa, novos desafios surgiram: uso de fórmula, engasgos com mamadeira e baixa produção de leite. Com técnica, persistência e ajuda de sua doula, Pamela conseguiu garantir à filha o aleitamento exclusivo.

Hoje, Laura continua sendo amamentada e, segundo a mãe, está cheia de saúde, energia e personalidade. “Por onde passa, as pessoas dizem que ela é diferente. E nós sempre respondemos: é o brilho do Espírito Santo.”

Aceitar ser o rosto da campanha Agosto Dourado de 2025 foi, para Pamela, mais do que uma homenagem — tornou-se uma missão. “Durante a internação, as histórias reais que vi nas redes sociais me deram força. Decidimos compartilhar a nossa para fazer o mesmo por outros pais.”

Para a Norospar, a escolha representa um chamado à sociedade: apoiar bancos de leite, promover a amamentação e reconhecer o valor do cuidado humanizado nos momentos mais incertos da vida.

(OBemdito com informações Assessoria Norospar)

Leia também: Polícia deflagra operação contra organização criminosa em Cruzeiro do Oeste e Tapejara

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

8 horas ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

9 horas ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

10 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

10 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

10 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais