Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Em Umuarama, o Ministério Público do Paraná (MPPR) ajuizou uma ação para garantir que uma mulher transexual passe por cirurgia de redesignação sexual. A 4ª Promotoria de Justiça da comarca ajuizou a ação civil pública para que o Estado do Paraná seja obrigado a garantir a cirurgia. No Brasil, a realização do procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS) é assegurada por lei.
Uma equipe multiprofissional acompanhada a paciente desde 2021 e atestou, após dois anos de acompanhamento, a indicação clínica para a realização dos procedimentos. O protocolo segue os termos da portaria do Ministério da Saúde que regulamenta o processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (Portaria GM/MS 2.803/2013).
O tratamento é prescrito como medida terapêutica para o manejo da disforia de gênero, com respaldo médico e psicológico.
Apesar do cumprimento integral dos critérios legais e técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a paciente ainda não teve acesso ao procedimento. De acordo com o MPPR, o Estado do Paraná não oferta a cirurgia. Além disso, não possui pactuação interestadual para o encaminhamento a unidades habilitadas em outras unidades da federação.
“A ação judicial tem por fundamento o direito ao acesso integral, universal e igualitário à saúde pública, conforme previsto na Constituição Federal. E busca assegurar a efetividade da política nacional de atenção à saúde da população LGBTQIA+, nos moldes da legislação vigente”, informou o MPPR.
(Informações: Comunicação MPPR)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais