Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Em Umuarama, o Ministério Público do Paraná (MPPR) ajuizou uma ação para garantir que uma mulher transexual passe por cirurgia de redesignação sexual. A 4ª Promotoria de Justiça da comarca ajuizou a ação civil pública para que o Estado do Paraná seja obrigado a garantir a cirurgia. No Brasil, a realização do procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS) é assegurada por lei.
Uma equipe multiprofissional acompanhada a paciente desde 2021 e atestou, após dois anos de acompanhamento, a indicação clínica para a realização dos procedimentos. O protocolo segue os termos da portaria do Ministério da Saúde que regulamenta o processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (Portaria GM/MS 2.803/2013).
O tratamento é prescrito como medida terapêutica para o manejo da disforia de gênero, com respaldo médico e psicológico.
Apesar do cumprimento integral dos critérios legais e técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a paciente ainda não teve acesso ao procedimento. De acordo com o MPPR, o Estado do Paraná não oferta a cirurgia. Além disso, não possui pactuação interestadual para o encaminhamento a unidades habilitadas em outras unidades da federação.
“A ação judicial tem por fundamento o direito ao acesso integral, universal e igualitário à saúde pública, conforme previsto na Constituição Federal. E busca assegurar a efetividade da política nacional de atenção à saúde da população LGBTQIA+, nos moldes da legislação vigente”, informou o MPPR.
(Informações: Comunicação MPPR)
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais