Fotos: Assessoria PMU
A Audiência Pública sobre Qualidade Urbana e Ambiental, realizada no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama contou com a participação de dezenas de pessoas. O encontro faz parte do processo de revisão do Plano Diretor Municipal e reuniu dezenas de pessoas. Entre elas, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, acadêmicos, técnicos e autoridades locais e estaduais.
O evento foi conduzido pelos professores Carlos José Dalla Nora, Norma Barbado e pelo secretário municipal de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi Filho. Eles garantiram a condução democrática e participativa dos trabalhos.
A abertura da audiência pública contou com a presença da vice-prefeita Marcia Bononi. Em seguida, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Renato Coabianco, apresentou uma contextualização sobre o processo de revisão do Plano Diretor. Posteriormente, a mestranda em Sustentabilidade, Bianca R. T. Fernandes, abordou o tema central da audiência: Qualidade Urbana e Ambiental.
Os organizadores distribuíram os participantes em quatro grupos temáticos de debate. Esses grupos discutiram assuntos como sustentabilidade ambiental, infraestrutura urbana, drenagem, arborização, mobilidade e ocupação do solo. Na sequência, todos retornaram ao auditório principal para apresentar as sínteses das discussões em grupos. O público pôde fazer manifestações, sugestões e contribuições.
Também participaram representantes de instituições de ensino, como o professor Marcelo Marques (UEM), professor Everli (Unipar) e professora Vanda Zago. Todos enriqueceram os debates com suas contribuições técnicas e acadêmicas.
Encerrada por volta das 22h15, a audiência pública foi considerada um importante espaço de diálogo entre o poder público e a população. Dessa forma, reafirmou o compromisso da administração municipal com a construção coletiva de políticas públicas mais justas, sustentáveis e alinhadas às reais necessidades da cidade.
A Prefeitura de Umuarama reforça a importância da participação popular no processo de revisão do Plano Diretor. Ele é um instrumento essencial para o planejamento urbano, ambiental e social do município. A Administração Municipal promoverá novas audiências públicas ao longo das próximas etapas da revisão do Plano Diretor.
(Informações: Assessoria PMU)
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais