Fotos: Assessoria PMU
A Audiência Pública sobre Qualidade Urbana e Ambiental, realizada no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama contou com a participação de dezenas de pessoas. O encontro faz parte do processo de revisão do Plano Diretor Municipal e reuniu dezenas de pessoas. Entre elas, representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, acadêmicos, técnicos e autoridades locais e estaduais.
O evento foi conduzido pelos professores Carlos José Dalla Nora, Norma Barbado e pelo secretário municipal de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi Filho. Eles garantiram a condução democrática e participativa dos trabalhos.
A abertura da audiência pública contou com a presença da vice-prefeita Marcia Bononi. Em seguida, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Renato Coabianco, apresentou uma contextualização sobre o processo de revisão do Plano Diretor. Posteriormente, a mestranda em Sustentabilidade, Bianca R. T. Fernandes, abordou o tema central da audiência: Qualidade Urbana e Ambiental.
Os organizadores distribuíram os participantes em quatro grupos temáticos de debate. Esses grupos discutiram assuntos como sustentabilidade ambiental, infraestrutura urbana, drenagem, arborização, mobilidade e ocupação do solo. Na sequência, todos retornaram ao auditório principal para apresentar as sínteses das discussões em grupos. O público pôde fazer manifestações, sugestões e contribuições.
Também participaram representantes de instituições de ensino, como o professor Marcelo Marques (UEM), professor Everli (Unipar) e professora Vanda Zago. Todos enriqueceram os debates com suas contribuições técnicas e acadêmicas.
Encerrada por volta das 22h15, a audiência pública foi considerada um importante espaço de diálogo entre o poder público e a população. Dessa forma, reafirmou o compromisso da administração municipal com a construção coletiva de políticas públicas mais justas, sustentáveis e alinhadas às reais necessidades da cidade.
A Prefeitura de Umuarama reforça a importância da participação popular no processo de revisão do Plano Diretor. Ele é um instrumento essencial para o planejamento urbano, ambiental e social do município. A Administração Municipal promoverá novas audiências públicas ao longo das próximas etapas da revisão do Plano Diretor.
(Informações: Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais