Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Mais de 3.300 condutores e seus veículos receberam a benção de São Cristóvão na Igreja Matriz de Umuarama nesta sexta-feira (25). O tradicional evento acontece todos os anos no dia em que se celebra o santo protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas, transportadores e viajantes.
A Paróquia São Francisco de Assis organizou um grande esquema para conseguir atender a todos os condutores. As bençãos de São Cristóvão começaram às 7h e terminaram somente às 19h. A consagração ocorreu na avenida Maringá, ao lado do estacionamento da igreja Matriz.
A força-tarefa teve envolvimento de mais de 50 pessoas. A Paróquia conta com uma grande equipe de apoio, que ajuda na organização do evento de São Cristóvão todos os anos. Além disso, 3 freis Capuchinhos, 2 padres diocesanos, 5 diáconos permanentes e mais de 10 ministros se revezaram na benção.
Condutores de motos, caminhões, carros, utilitários e outros veículos variados passaram pelo local. Além disso, após a benção, os motoristas receberam um panfleto com informações sobre São Cristóvão.
São Cristóvão, celebrado pelos católicos no dia 25 de julho, é conhecido como o ‘Condutor de Cristo’. Segundo o Vatican News, seu nome verdadeiro era Reprobus, um gigante que queria servir ao rei mais poderoso do mundo. Ao chegar à corte de um rei que considerava invencível, pôs-se a seu serviço. Porém, ao ouvir o canto de um trovador sobre o diabo, viu o rei fazer o Sinal da Cruz por medo. Mas o rei explicou que temia o diabo e fazia o Sinal da Cruz para proteção.
Reprobus decidiu servir ao diabo, que julgava ser mais poderoso. Ao encontrá-lo, pôs-se a segui-lo. Certo dia, o diabo desviou de uma cruz, e Reprobus questionou o motivo. O diabo admitiu que Cristo havia morrido na cruz e que, diante dela, tinha que fugir de medo.
Reprobus deixou o diabo e começou a buscar Cristo. Um eremita sugeriu que construísse uma cabana à beira de um rio perigoso e ajudasse as pessoas a atravessá-lo, devido à sua estatura gigantesca. Um dia, uma criança pediu ajuda para atravessar o rio. Reprobus colocou o menino nos ombros e o carregou, sentindo o peso aumentar cada vez mais. Ao chegar à outra margem, o menino revelou ser Jesus, e o peso era o do mundo inteiro, salvo pelo sangue de Cristo.
Por fim, essa lenda, além de inspirar a iconografia ocidental, fez de São Cristóvão o padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais