Umuarama

Mais de 3.300 condutores recebem a benção de São Cristóvão da Igreja Matriz

Mais de 3.300 condutores e seus veículos receberam a benção de São Cristóvão na Igreja Matriz de Umuarama nesta sexta-feira (25). O tradicional evento acontece todos os anos no dia em que se celebra o santo protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas, transportadores e viajantes.

A Paróquia São Francisco de Assis organizou um grande esquema para conseguir atender a todos os condutores. As bençãos de São Cristóvão começaram às 7h e terminaram somente às 19h. A consagração ocorreu na avenida Maringá, ao lado do estacionamento da igreja Matriz.

A força-tarefa teve envolvimento de mais de 50 pessoas. A Paróquia conta com uma grande equipe de apoio, que ajuda na organização do evento de São Cristóvão todos os anos. Além disso, 3 freis Capuchinhos, 2 padres diocesanos, 5 diáconos permanentes e mais de 10 ministros se revezaram na benção.

Condutores de motos, caminhões, carros, utilitários e outros veículos variados passaram pelo local. Além disso, após a benção, os motoristas receberam um panfleto com informações sobre São Cristóvão.

Quem foi São Cristóvão

São Cristóvão, celebrado pelos católicos no dia 25 de julho, é conhecido como o ‘Condutor de Cristo’. Segundo o Vatican News, seu nome verdadeiro era Reprobus, um gigante que queria servir ao rei mais poderoso do mundo. Ao chegar à corte de um rei que considerava invencível, pôs-se a seu serviço. Porém, ao ouvir o canto de um trovador sobre o diabo, viu o rei fazer o Sinal da Cruz por medo. Mas o rei explicou que temia o diabo e fazia o Sinal da Cruz para proteção.

Reprobus decidiu servir ao diabo, que julgava ser mais poderoso. Ao encontrá-lo, pôs-se a segui-lo. Certo dia, o diabo desviou de uma cruz, e Reprobus questionou o motivo. O diabo admitiu que Cristo havia morrido na cruz e que, diante dela, tinha que fugir de medo.

Reprobus deixou o diabo e começou a buscar Cristo. Um eremita sugeriu que construísse uma cabana à beira de um rio perigoso e ajudasse as pessoas a atravessá-lo, devido à sua estatura gigantesca. Um dia, uma criança pediu ajuda para atravessar o rio. Reprobus colocou o menino nos ombros e o carregou, sentindo o peso aumentar cada vez mais. Ao chegar à outra margem, o menino revelou ser Jesus, e o peso era o do mundo inteiro, salvo pelo sangue de Cristo.

Por fim, essa lenda, além de inspirar a iconografia ocidental, fez de São Cristóvão o padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

15 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais