Umuarama

São Cristóvão: Bênção dos veículos e motoristas acontece nesta sexta-feira

Acontece nesta quinta-feira (25) a tradicional benção dos veículos e dos motoristas em comemoração ao dia de São Cristóvão. A Paróquia São Francisco de Assis realiza todos os anos a benção do santo protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas, transportadores e viajantes.

Condutores de todos os tipos de veículos podem participar da benção, que começou às 7h desta sexta. A ação segue até às 19h. A expectativa da organização é que milhares de condutores passem pelo local para receber a consagração.

A benção será realizada na avenida Maringá, ao lado do estacionamento da igreja Matriz São Francisco de Assis, perto do portal da Unipar. De acordo com a assessoria da Paróquia, os freis, padres diocesanos, diáconos permanentes e ministros (Meceps) são os responsáveis por abençoar veículos e motoristas.

Durante o período, a atividade contará com envolvimento de mais de 50 pessoas. A Paróquia conta com uma grande equipe de apoio, que ajuda na organização do evento todos os anos. Além disso, 3 freis Capuchinhos, 2 padres, 5 diáconos e mais de 10 ministros se revezarão na benção.

Quem foi São Cristóvão

São Cristóvão, celebrado pelos católicos no dia 25 de julho, é conhecido como o ‘Condutor de Cristo’. Segundo o Vatican News, seu nome verdadeiro era Reprobus, um gigante que queria servir ao rei mais poderoso do mundo. Ao chegar à corte de um rei que considerava invencível, pôs-se a seu serviço. Porém, ao ouvir o canto de um trovador sobre o diabo, viu o rei fazer o Sinal da Cruz por medo. Mas o rei explicou que temia o diabo e fazia o Sinal da Cruz para proteção.

Reprobus decidiu servir ao diabo, que julgava ser mais poderoso. Ao encontrá-lo, pôs-se a segui-lo. Certo dia, o diabo desviou de uma cruz, e Reprobus questionou o motivo. O diabo admitiu que Cristo havia morrido na cruz e que, diante dela, tinha que fugir de medo.

Reprobus deixou o diabo e começou a buscar Cristo. Um eremita sugeriu que construísse uma cabana à beira de um rio perigoso e ajudasse as pessoas a atravessá-lo, devido à sua estatura gigantesca. Um dia, uma criança pediu ajuda para atravessar o rio. Reprobus colocou o menino nos ombros e o carregou, sentindo o peso aumentar cada vez mais. Ao chegar à outra margem, o menino revelou ser Jesus, e o peso era o do mundo inteiro, salvo pelo sangue de Cristo.

Por fim, essa lenda, além de inspirar a iconografia ocidental, fez de São Cristóvão o padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

5 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

26 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

54 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais