Cotidiano

Lago Aratimbó: Homem encontrado morto tinha passagens policiais e usava identidade falsa

A Polícia Civil (PCPR) informa que foi identificado o homem encontrado morto no Lago Aratimbó. Ele tinha passagens policiais e usava identidade falsa. A localização do corpo aconteceu no dia 4 de maio deste ano.

Uma pessoa que passava pelo local encontrou o homem morto no riacho que abastece o lago Aratimbó e acionou a Polícia Militar (PM). O cadáver estava em estado de putrefação. Após os trâmites da Polícia Civil e Científica, o Instituto Médico-Legal (IML) recolheu o corpo com identidade desconhecida.

A PCPR divulgou, nesta terça-feira (22), informações atualizadas sobre o caso. De acordo com a Polícia Civil, desde então as equipes estão em busca da identificação do homem.

O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) realizou a análise das impressões digitais e constatou coincidência biométrica com cadastro do TSE. O registro estava em nome de E.D.S.S., um homem de 48 anos de idade.

De posse dos dados biográficos (nome, filiação, data de nascimento, naturalidades), o IIPR localizou dois cadastros compatíveis com o morto do lago Aratimbó. Um deles em Goiás e outro no Distrito Federal. Todavia, a equipe do IIPR entrou em contato com os familiares de E.D.S.S. e estes informaram que a pessoa está viva.

De acordo com o delegado Leonardo Martinez, da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP), a real identificação precisou de um trabalho conjunto. “Após árduo trabalho do IIPR, em soma de esforços com os Institutos de Identificação de diversos Estados e com a Polícia Federal, detectaram que a pessoa encontrada morta na cidade de Umuarama/PR em 04/05/2025, tratava-se de Delmir Neres da Silva, homem de 49 anos de idade, natural de Coribe/BA”, informou.

Falsidade ideológica e passagens policiais

Conforme o delegado, a Polícia Civil constatou que Delmir Neres da Silva praticou falsidade ideológica, utilizando documentos falsos E.D.S.S. O falecido possui RGs do Distrito Federal e de Goiás. E conseguiu a emissão de um RG falso no Estado da Bahia, bem como, um título de eleitor falso junto ao TSE, ambos em nome de E.D.S.S.

A PCPR consultou o sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP). A busca resultou na localização de dois mandados de prisão em aberto em nome de Delmir Neres da Silva.

Um dos mandados é pelo crime de apropriação indébita. A 3ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia/GO expediu a ordem judicial. A prisão preventiva tinha data de validade em 30/06/2025.

O outro é pelo crime de latrocínio, sendo decorrente de condenação não transitada em julgado. A 2ª Vara de Execução Penal de Goiânia/GO expediu o mandado de prisão com validade até 10/02/2034. O condenado deveria cumprir uma pena restante de 25 anos.

Morto por afogamento no afluente do Lago Aratimbó

Após a descoberta da real identidade, a Polícia Civil irá propagar tais informações aos órgãos pertinentes. O objetivo é que ocorram as devidas correções e registros necessários.

Por fim, o delegado explica que os laudos periciais indicaram que não foram observadas lesões características de morte violenta. A princípio, Delmir Neres da Silva morreu em decorrência de afogamento.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

38 segundos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

28 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

37 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

1 hora ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais