Ítalo Fabio Casciola

Umuarama não tem, mas poderia ter o feriado da emancipação municipal: 25 de julho!

O dia 25 de julho é uma data importante na história de Umuarama: é a data da emancipação política e administrativa. Fundada em 26 de junho de 1955, como distrito de Cruzeiro do Oeste, no mês passado a Capital da Amizade, mantendo a antiga tradição, comemorou festivamente 70 anos de FUNDAÇÃO.

Rememorando a história, é preciso repetir que só cinco anos depois de sua fundação é que Umuarama foi elevada de distrito à condição de município do Paraná. Dessa forma, conquistou a sua EMANCIPAÇÃO política e administrativa. Deixando de pertencer ao vizinho município de Cruzeiro do Oeste para iniciar sua própria história.

E essa independência aconteceu oficialmente no dia 25 de julho de 1960. O município de Umuarama foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion.

Cruzeiro do Oeste à época em que tinha Umuarama como distrito, no período de cinco anos – de 1955 a 1960 – até que a Capital da Amizade conquistou sua emancipação – Foto: Luiz Bernardino

25 de julho não é feriado!

O dia 25 de julho figura no calendário oficial de Umuarama, mas não é comemorado festivamente como acontece com a data de fundação da cidade. Esta sim é um feriado municipal: 26 de junho. Ele apenas existe nos registros históricos, mas na cidade a vida segue normalmente todos os anos. Aliás, com todos os setores da comunidade vivendo o seu cotidiano.

Isso acontece porque no dia 11 de abril de 1981 o então prefeito em exercício Jorge Vieira assinou a lei nº 669. A lei declarou o dia 26 de junho, data da fundação do município, como FERIADO MUNICIPAL.

A mesma lei, no artigo 2º, determinou que “o dia 25 de julho, data da Emancipação Política do Município, passa a ser considerado PONTO FACULTATIVO. Para o que, o Executivo deverá Baixar Decreto próprio”. E assim vem sendo feito no decorrer das décadas, celebrando-se com maior pompa e circunstância a fundação do que a emancipação do município.

O então governador do Paraná Moysés Lupion em 25 de julho de 1960, através da Lei 4.245, criou o município de Umuarama, antes distrito da vizinha Cruzeiro do Oeste – Foto: Fundo Agência Nacional

O que é a emancipação de uma cidade?

Emancipação de município, no contexto brasileiro, refere-se ao processo pelo qual um distrito ou parte de um município se torna um município independente. Assim, adquire autonomia política e administrativa. Esse processo envolve a criação de um novo município. E este possui sua própria estrutura de governo e capacidade de gerir seus próprios recursos e leis.

Depois de emancipada, Umuarama iniciou de forma retumbante sua fase desenvolvimentista, aproveitando o auge da Era do Ouro Verde na qual despontou como um dos municípios líderes na produção do café no Paraná

Muitas cidades comemoram a fundação e a emancipação!

Sim, no Brasil existem cidades que consideram a emancipação política do município como feriado municipal. A Lei federal nº 9.093/95 permite que cada município defina até quatro feriados civis ou religiosos. Por isso, a data de emancipação pode ser um desses feriados como acontece em localidades de todos os Estados.

A emancipação política de um município é um marco importante. Ela representa sua autonomia e independência em relação ao Estado ou região a que pertencia anteriormente.

Muitas cidades brasileiras celebram essa data com feriados municipais da mesma forma que comemoram a fundação da cidade. Para elas, tanto a fundação como a emancipação política possuem valor e importância idênticas para celebrar a história e identidade de cada localidade.

A bandeira com o brasão está presente em todos os eventos e nos edifícios públicos do município de Umuarama. A criação ocorreu depois da emancipação oficial da Capital da Amizade! Ambos possuem cores e elementos que representam a identidade e a história da cidade. O amarelo simboliza glória e riqueza, o branco a paz e a prosperidade, o vermelho a dedicação e o azul a justiça e lealdade. O brasão tem a data de emancipação e símbolos como café e algodão, e reflete o passado agrícola da região

Aqui pode ser também!

Se os vereadores e prefeito desejarem – e seguirem o exemplo de outras metrópoles -, Umuarama poderia ter duas comemorações históricas. Uma em 26 de junho (fundação) e a outra em 25 de julho (emancipação).

Seria mais um evento que movimentaria a comunidade, atraindo a população para as comemorações. Além disso, geraria renda extra para parte do comércio que funcionaria em mais essa data especial. Isso ja ocorre no dia 26 de junho, quando acontecem desfile e outras atividades festivas e a cidade fica hiper movimentada! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

Um listel vermelho com o nome “Umuarama” e a data de emancipação política 25 de julho de 1960 em letras brancas sobre faixa vermelha constam do brasão que é o símbolo oficial do município. E o brasão está inserido na bandeira
Ítalo Fábio Casciola

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

9 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

9 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais