Helicóptero utilizado no resgate da criança em Cafezal do Sul (Foto Ilustrativa/AEN)
Um menino de 2 anos recebeu alta nesta sexta-feira (11) do Hospital Norospar, em Umuarama, três dias após ficar gravemente ferido por um portão que caiu sobre ele. O acidente aconteceu na cidade de Iporã, onde ele reside. A criança estava sob os cuidados da avó materna na residência da família quando a situação ocorreu.
O caso mobilizou o Serviço Aeromédico do Samu. Após atendimento emergencial no Hospital Cyro Silveira, em Iporã, uma equipe de suporte avançado do Samu iniciou o transporte do paciente via terrestre. Em seguida, os socorristas fizeram o translado do menino para o helicóptero do Samu, que aguardava a chegada da ambulância em Cafezal do Sul. O resgate aéreo foi decisivo para agilizar o atendimento da criança, que teve uma fratura craniana.
Segundo o último boletim médico, o menino passou por observação na UTI pediátrica, mas que não corria risco de morte. A avó materna, que presenciou o acidente, acompanhou todo o processo de internação. O Serviço Aeromédico, que completa 18 anos em 2025, mantém base em Maringá para atender a região Noroeste do Estado.
Quando foi implantado no Estado, em agosto de 2007, o Serviço Aeromédico do Paraná contava com apenas um helicóptero da PRF, com equipe e equipamentos médicos da Sesa, em parceria com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) de Curitiba. Era coordenado pelas forças militares e atuava diretamente apenas no atendimento e remoção de vítimas de trauma.
Em 2014 houve a ampliação do serviço com a inclusão de aeronaves próprias da Sesa, de um avião em Curitiba e um helicóptero em Cascavel, com equipes médicas e equipamentos para todo tipo de atendimento: além do trauma, emergências clínicas, infartos, AVCs, neonatos. Outra novidade foi que passou a ser acionado diretamente pelas Centrais de Regulação Médica de Urgência do Complexo Regulador do Estado.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais