Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e gints.ivuskans/Deposit Photos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, na noite desta quarta-feira (9), logo após o governo dos Estados Unidos anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para o país. Estiveram presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Rui Costa (Casa Civil). Bem como Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O encontro terminou por volta das 20h.
Logo depois da reunião, Lula usou as redes sociais para criticar a medida do presidente norte-americano Donald Trump. Ele afirmou que a taxação será respondida com base na Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril deste ano. O presidente classificou como “falsa” a justificativa de Trump para a medida. O presidente norte-americano teria como motivação um suposto déficit comercial dos Estados Unidos em relação ao Brasil.
“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, rebateu Lula, ao se referir a trechos do documento enviado por Trump, que citava o ex-presidente Jair Bolsonaro — atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe.
A Lei de Reciprocidade Econômica autoriza o Poder Executivo, em coordenação com o setor privado, a adotar contramedidas diante de ações unilaterais que afetem a competitividade brasileira no mercado internacional. As respostas podem incluir restrições à importação de bens e serviços, suspensão de concessões comerciais, bem como, de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual.
“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, declarou o presidente Lula.
O governo brasileiro contesta veementemente a alegação de déficit apresentada por Trump. De acordo com Brasília, os próprios dados do governo dos EUA indicam que o país registrou superávit de aproximadamente 410 bilhões de dólares no comércio de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos.
Além disso, no comunicado oficial enviado ao governo brasileiro, Trump também criticou decisões recentes do STF contra apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, muitos dos quais vivem nos EUA. As críticas do líder norte-americano se estenderam a ordens judiciais que atingiram perfis em redes sociais, acusados de disseminar discurso de ódio e informações falsas.
Lula reagiu com firmeza: “No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, afirmou.
O presidente destacou ainda que, no ambiente digital, a sociedade brasileira rejeita conteúdos como discursos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, além de ataques aos direitos humanos e à liberdade democrática.
Leia também: Trump sai em defesa de Bolsonaro e chama julgamento no STF de “caça às bruxas”
Por fim, em sua manifestação Lula reiterou que o Brasil é um país soberano, com instituições independentes, e que não aceitará ser tutelado por nenhuma nação. “A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, reforçou.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais