Graça Milanez

Jogador de base do Umuarama Futsal brilha na Rússia e vira destaque na seleção brasileira

Natural de Goioerê-PR, Vinicius Gabriel Moreira, 21 anos, jogador de base do Umuarama Futsal, é um exemplo de perseverança e dedicação no mundo do futsal. Tanto que foi longe: para a Rússia. Hoje, é figura aplaudida no Torpedo, time da cidade de Nijni Novgorod, que fica a 400 quilômetros da capital Moscou.

Aos 8 anos de idade, iniciando sua jornada em uma modesta escolinha de futsal do distrito de Jaracatiá, onde nasceu e passou a infância, Vini Gabriel, como é conhecido nas quadras, logo chamou a atenção pela sua habilidade excepcional nos jogos escolares e campeonatos amadores locais.

Gradualmente, foi conquistando oportunidades para mostrar sua destreza em níveis mais altos, o que culminou em um convite para integrar o time profissional do Umuarama Futsal, em 2021, onde atuou por dois anos. “Comecei pela base; foi uma experiência importante”, exclama Vini Gabriel.  

Vestindo a camisa da CBF, Vini Gabriel e a esposa Maria Clara, que o acompanha em todas as jornadas

Ele, que está passando férias por aqui, recebeu OBemdito no ginásio de esportes Amaro Vieira da Costa, de Umuarama, espaço que conhece muito bem! “Perdi a conta de quantas vezes joguei nesse lugar”, comenta o ex-jogador do Umuarama Futsal, que estava acompanhado da esposa, Maria Clara Sobral.

No entanto, como todo bom atleta – ele é pivô, o jogador que atua próximo ao gol adversário, principal ponto de referência no ataque – queria mais. Logo atraiu olhares de clubes maiores, como o JEC/Krona, time de futsal de Joinville-SC, que o contratou em 2022.

“Lá, tive que me dedicar ainda mais, porque os treinos eram bem puxados, mas valeu a pena. Fui eleito ‘Melhor Pivô’ duas vezes”, informa, lembrando que o tricolor catarinense do qual fez parte é um dos times mais tradicionais do ‘salonismo’ brasileiro. “Comemorei muito, porque foi um grande salto!”.

Orgulho paranaense: Vini Gabriel exibe a camisa do Torpedo

Talento do jogador conquista os russos

Quem acompanha o mundo desportivo sabe de cor e salteado que os russos apreciam e respeitam o futsal brasileiro. Há muitos dos nossos jogadores exibindo o famoso ‘bom domínio’ de bola por lá.

Vini Gabril tem a honra de ser um deles. “Quando fui convidado pelos dirigentes do Torpedo fiquei muito feliz! Foi mais uma grande conquista! A família toda ficou muito orgulhosa”, lembra.

No imponente papel de finalizador de jogadas ou de goleador, não decepcionou: em 25 jogos da temporada, marcou 17 gols; um deles rendeu o troféu de ‘Melhor Gol’ na Superliga Russa, um dos mais emocionantes dos muitos que ergueu ao longo da trajetória.

Dribles rápidos e visão de jogo apurada: Vini Gabriel é pivô no futsal

No Torpedo, que tem um alce como símbolo, entrou em agosto do ano passado e fica até 2027. Se vai renovar contrato? Vini ainda não sabe.

“Tem olheiros de clubes da China, Espanha e Arábia me observando e fazendo proposta… Quem sabe eu consiga uma oportunidade melhor ainda; torço para isso acontecer!”

Ao lado de Maria Clara, que o ajuda a lembrar de fatos e datas, Vini comenta que o frio na Rússia é intenso e, em função da língua [eles não falam o idioma russo], não conseguiram “fazer amizade” na cidade. “A gente sente falta de amigos!”

Sobre os treinos, foi enfático: “Os de pré-temporada são rigorosos: a gente corre, faz trilhas, sobe montanhas! Tem que mostrar garra e determinação o tempo todo! Mas os resultados são bons e é isso que importa!”

Com a amarelinha: Vini Gabriel em quadra, jogando pela Seleção Brasileira – Foto: acervo pessoal

Seleção brasileira: mais um marco na carreira

O menino de Goioerê que cresceu no futsal, passou por Umuarama e pelo cobiçado Joinville e conquistou status internacional, foi convocado para atuar na seleção brasileira de futsal por três vezes.

A primeira foi no ano passado, quando o ex-jogador do Umuarama Futsal teve a oportunidade de representar o Brasil na Liga Evolução. Também no ano passado foi escalado para o torneio Sul-Americano [sub-20].

Este ano, mais uma vez atuou com a camisa verde-amarela na Liga Evolução, em Assunção/Paraguai [final], onde o Brasil foi campeão e ele se sagrou artilheiro, com três gols em dois jogos.

Voando alto: Vini Grabriel, em quadra, jogando pelo Torpedo, da Rússia – Foto: acervo pessoal

“Representar meu país foi uma sensação inexplicável! Uma emoção muito grande, pra mim e pra toda minha família… Quando me viram jogando com a camisa do Brasil ficaram todos muito felizes!”, conta Vini.

“Essa chance que conquistei foi a prova de que com trabalho e dedicação a gente consegue chegar aonde quer… Eu cheguei no mais alto nível, que é a seleção brasileira! Todo atleta tem desejo de alcançar esse nível! Fiquei muito orgulhoso de mim mesmo!”

Acompanhe Vini Gabriel pelo Instagram (clique aqui).

Talento e superação: Vini Gabriel, em quadra, jogando pelo JEC/Krona, de Joinville – Foto: acervo pessoal
“Em casa”: Vini Gabriel, no ginásio de esportes Amaro Vieira da Costa, onde atuou em muitos jogos
Graça Milanez

Recent Posts

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

18 minutos ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

3 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

5 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais