Saúde

Paraná confirma mais 1.535 casos e 4 mortes por dengue; total de óbitos chega a 101 em 2025

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta terça-feira (8) mais 1.535 casos de dengue e quatro novas mortes pela doença. Com a atualização, o total de diagnósticos confirmados desde o início do ano epidemiológico, em agosto de 2024, chega a 84.384. Ao todo, já foram notificadas 247.134 suspeitas no estado.

O número de mortes por dengue no Paraná em 2025 subiu para 101. Os óbitos mais recentes ocorreram entre março e junho. As vítimas são uma mulher e três homens, com idades entre 23 e 50 anos. Três dos pacientes não tinham comorbidades. As mortes foram registradas em Palmital (5ª Regional de Saúde de Guarapuava), Cafelândia e Cascavel (10ª RS de Cascavel) e Santo Inácio (15ª RS de Maringá).

Leia também: TCE/PR orienta municípios da Amerios sobre análise das prestações de contas públicas

A Sesa informou que 398 dos 399 municípios paranaenses já tiveram notificações de dengue, e 379 têm casos confirmados. As regionais com maior número de diagnósticos positivos são Londrina (20.402), Paranavaí (12.378), Maringá (10.572), Jacarezinho (6.788) e Umuarama (5.127).

Casos de Chikungunya e Oropouche também avançam

Além da dengue, o boletim traz dados sobre outras arboviroses. Foram confirmados 5.071 casos de Chikungunya no Paraná, com 10.079 notificações no total. Houve mais duas mortes pela doença, em pacientes de Ponta Grossa (3ª RS) e Cascavel (10ª RS). Com isso, o estado já soma cinco óbitos por Chikungunya em 2025.

Quanto ao vírus Zika, o relatório aponta 125 notificações neste ano, mas nenhum caso confirmado até o momento. O boletim também informa a ocorrência de 141 casos de febre Oropouche, sendo 138 em Adrianópolis e dois em Morretes.

Houve ainda um caso importado, em Arapongas, proveniente do Espírito Santo. A febre é causada pelo vírus Oropouche, transmitido pelo maruim, conhecido como mosquito-pólvora.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

25 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

49 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais