Foto: Reprodução/Metrópoles
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede Truth Social nesta segunda-feira (7) para defender Jair Bolsonaro (PL) e criticar a Justiça brasileira. Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Trump afirmou que o Brasil comete “algo terrível” ao manter processos contra o ex-presidente. Segundo ele, Bolsonaro está sendo perseguido de forma injusta. “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu o presidente norte-americano.
Na publicação, Trump ainda classificou Bolsonaro como um “líder forte” e “negociador duro” em temas comerciais. Para ele, a atuação do STF contra o ex-presidente configura uma perseguição política, semelhante à que ele próprio afirma sofrer nos Estados Unidos.
Bolsonaro responde a acusações de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano ao patrimônio da União. O julgamento no STF deve ocorrer entre agosto e setembro, quando se encerram os prazos das alegações finais.
Trump declarou ainda que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022, foi “muito apertada” e disse que Bolsonaro agora “lidera nas pesquisas”. Ele concluiu pedindo o fim das ações judiciais: “Deixem Bolsonaro em paz”.
A crítica pública ocorre no momento em que o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no STF, é alvo de uma ação judicial nos EUA. A ação foi movida por duas empresas de mídia ligadas a Trump, entre elas a Rumble.
As companhias acusam Moraes de promover censura e perseguir críticos do governo Lula, incluindo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Allan dos Santos.
O caso se intensificou após Moraes suspender a plataforma X (ex-Twitter) no Brasil por descumprimento de ordens judiciais. Parlamentares dos EUA já falam em possíveis sanções contra Moraes, com base na Lei Global Magnitsky. A Justiça norte-americana deu 21 dias para que Moraes responda formalmente à nova citação.
(OBemdito com informações Metrópoles)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais