Política

Trump sai em defesa de Bolsonaro e chama julgamento no STF de “caça às bruxas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede Truth Social nesta segunda-feira (7) para defender Jair Bolsonaro (PL) e criticar a Justiça brasileira. Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Trump afirmou que o Brasil comete “algo terrível” ao manter processos contra o ex-presidente. Segundo ele, Bolsonaro está sendo perseguido de forma injusta. “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu o presidente norte-americano.

Na publicação, Trump ainda classificou Bolsonaro como um “líder forte” e “negociador duro” em temas comerciais. Para ele, a atuação do STF contra o ex-presidente configura uma perseguição política, semelhante à que ele próprio afirma sofrer nos Estados Unidos.

Bolsonaro responde a acusações de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano ao patrimônio da União. O julgamento no STF deve ocorrer entre agosto e setembro, quando se encerram os prazos das alegações finais.

Trump declarou ainda que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022, foi “muito apertada” e disse que Bolsonaro agora “lidera nas pesquisas”. Ele concluiu pedindo o fim das ações judiciais: “Deixem Bolsonaro em paz”.

A crítica pública ocorre no momento em que o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no STF, é alvo de uma ação judicial nos EUA. A ação foi movida por duas empresas de mídia ligadas a Trump, entre elas a Rumble.

As companhias acusam Moraes de promover censura e perseguir críticos do governo Lula, incluindo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Allan dos Santos.

O caso se intensificou após Moraes suspender a plataforma X (ex-Twitter) no Brasil por descumprimento de ordens judiciais. Parlamentares dos EUA já falam em possíveis sanções contra Moraes, com base na Lei Global Magnitsky. A Justiça norte-americana deu 21 dias para que Moraes responda formalmente à nova citação.

(OBemdito com informações Metrópoles)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

3 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

53 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais