Autoridades municipais e representantes da Unipar participam do lançamento da pedra fundamental do centro, no coração de Umuarama (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A Prefeitura de Umuarama e a Universidade Paranaense (Unipar) lançaram, na manhã desta sexta-feira (4), a pedra fundamental do futuro Centro de Especialidades Médicas do município. O projeto prevê uma estrutura de quatro pavimentos e 6.480 m² de área construída, voltada tanto ao atendimento da população quanto à formação de profissionais da saúde.
O complexo será erguido em um terreno de 4.268 m² com acesso pelas avenidas Ângelo Moreira da Fonseca, Amapá e Duque de Caxias, na região central da cidade. O térreo será destinado majoritariamente ao atendimento ambulatorial, com 50 consultórios, sete salas de procedimentos médicos e sete de exames de imagem, como raio-X, ECG e ultrassonografia. Também estão previstos espaços de apoio, como sala de gesso, laboratório de imagem, triagem e vestiários.
O subsolo, com 1.950 m², abrigará as operações de apoio: estacionamento, área para ambulâncias, cozinha, lavanderia, almoxarifado, abrigo de resíduos e gerador. O prédio também terá salas administrativas e ambiente para ensino superior, com consultórios acadêmicos, sala de professores, auditório e áreas de estudo para alunos da Unipar.
Durante a cerimônia, o prefeito Fernando Scanavaca destacou que o centro é fruto de uma proposta apresentada pela Unipar durante a aprovação do curso de Medicina. “É uma obra orçada em mais de R$ 17 milhões, totalmente financiada pela Unipar, sem custo para o município. A previsão é de conclusão em até 12 meses”, disse.
Segundo o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, o centro representa um “ganha-ganha” entre saúde pública e educação. “Vamos atender a população mais carente com médicos e alunos bem preparados, dando aos estudantes vivência real da profissão. É uma união de forças que fará diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Durante o evento que contou com a presença de autoridades políticas, representantes da Unipar e profissionais da saúde de Umuarama, entre elas, a secretária municipal de Saúde Lisbeth Pititto Scanavaca, o prefeito disse que a obra terá início imediato.
(Fotos e imagens de Danilo Martins/OBemdito)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais