Política

Alunas do Colégio Zilda Arns tomam posse no Parlamento Jovem de Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou na terça-feira (1º) a cerimônia de posse das alunas eleitas pelo projeto Parlamento Jovem. Esta é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O evento reuniu centenas de estudantes do Colégio Estadual Dra. Zilda Arns. A mobilização busca promover a cidadania e a participação política entre os jovens. Bem como, chamar a atenção para a importância do papel deles no futuro da democracia.

O ato de posse das vereadoras eleitas seguiu todos os protocolos de posse de um vereador eleito pelo voto popular. Da mesma forma, o processo eleitoral de escolha dos alunos a ocuparem as cadeiras do Parlamento Jovem.

Foram empossadas as estudantes Emanuelle da Silva Rossato, Thaymilly Caetano da Silva, Mayara Aparecida da Costa Balan, Gabriely Alves da Silva de Brito e Kathyely dos Santos Bastos.

Discurso de posse

A cerimônia teve pronunciamentos marcantes dos participantes do projeto. A aluna e vereadora empossada, Emanuelle da Silva Rossato falou em nome dos estudantes eleitos. Ela destacando a importância de compreender o real significado do voto e do acompanhamento político.

“Foi nesse processo que entendemos que votar não é só apertar um botão. Votar é fazer uma escolha consciente. E, mais do que isso: é nosso dever acompanhar, cobrar e participar depois da eleição. Porque, se a gente não cobra, não adianta reclamar”, declarou Emanuelle.

A estudante reforçou o impacto do projeto na inclusão política da juventude. “Esse projeto nos mostrou que os jovens têm muito a contribuir com a política. E que a política pode ser mais justa e verdadeira quando inclui de verdade a juventude.”

Educação política

O Presidente do TRE-PR, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ressaltou a relevância da Educação Política. Dessa forma, é possível transformar gerações e construir uma sociedade mais consciente.

Ao parabenizar os estudantes e suas famílias, Bengtsson destacou a necessidade de iniciativas como o Parlamento Jovem, que mobilizam milhares de jovens com um propósito de desenvolvimento social.

Impacto do Parlamento Jovem

A juíza eleitoral da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Sandra Lustosa Franco, também reforçou a proposta do projeto. De acordo com a magistrada, a iniciativa promove a cidadania e impacta diretamente no desenvolvimento pessoal e político dos jovens.

“Foi bem interessante para eles se reconhecerem como cidadãs e cidadãos e entenderem que todos têm um lugar no mundo, indiferente de classe social, gênero ou cor. Todos têm papel”.

Por sua vez, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanata, destacou com entusiasmo o papel das escolas no Parlamento Jovem. Ela falou sobre a importância do envolvimento direto de professores, diretores e toda a comunidade escolar na promoção da cidadania entre os estudantes.

Gilmara parabenizou os alunos pelo compromisso demonstrado em todas as etapas do processo. Isso ocorreu desde as convenções partidárias simuladas até a eleição e a posse. Por fim, ressaltou que trabalhar temas como democracia e participação política de forma prática é essencial para formar uma geração consciente e ativa.

Cidadania e democracia

O presidente da Câmara de Umuarama, Luiz Antônio Caviquioli, compartilhar sua trajetória política e abordou o impacto de projetos como o Parlamento Jovem. Caviquioli lembrou a importância de trabalhar conceitos de cidadania e política desde a adolescência.

“Quem planta ideias de cidadania e democracia hoje, colhe cidadãos conscientes e políticos justos amanhã. É nessa idade, quando somos jovens, que aprendemos a importância de persistir e lutar por aquilo em que acreditamos. Eu mesmo fui candidato outras vezes antes de ser eleito em 2024. Persisti, e, hoje, tenho a honra de presidir esta Câmara. Espero que essa experiência inspire vocês a nunca desistirem dos seus sonhos e a participarem ativamente, sempre buscando a construção de uma sociedade melhor”.

O Juiz Membro da Corte do TRE-PR, Desembargador Eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, é o diretor executivo do projeto. O Parlamento Jovem mobilizou, em 2025, mais de 42 mil estudantes em 64 municípios paranaenses.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes, como a procuradora do município, Rosane Stédile Pombo Meyer, que representou o prefeito Fernando Scanavaca. Além disso, o chefe do Cartório da 89ª ZE, Carlos Sergio Furlan, servidores da justiça e do Colégio Zilda Arns participam.

(Informações: Assessoria Câmara Umuarama)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 minuto ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

23 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

47 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais