Prisão foi efetuada pela equipe ROTAM na tarde desta terça-feira (1º), no centro de Brasilândia do Sul (PR) (Foto: Divulgação/PMPR)
Um homem de 37 anos foi preso no final da tarde desta terça-feira (1º) no centro de Brasilândia do Sul (PR) em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Comarca de Alto Piquiri. A abordagem foi feita pela equipe Rotam, após informações sobre o paradeiro do foragido.
Após checagem documental, foi confirmada a existência do mandado judicial por regressão de regime penal, devido a crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, ameaça e vias de fato. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Iporã.
A regressão de regime penal é um instrumento jurídico previsto no artigo 118 da Lei de Execuções Penais (LEP – Lei nº 7.210/1984) que permite ao juiz da execução penal retornar o condenado a regime mais rigoroso quando descumpre as condições do benefício.
Ocorre principalmente em três situações: violação das regras do semiaberto (como saídas temporárias não autorizadas), cometimento de novas infrações penais ou quando o preso deixa de cumprir obrigações específicas (como trabalho externo ou frequência em cursos).
A regressão pode ser total (como do aberto para o fechado) ou parcial (do aberto para o semiaberto), com duração mínima de 6 meses no novo regime antes de nova progressão.
Dados do CNJ revelam que cerca de 18% dos beneficiários de regimes menos rigorosos sofrem regressão anualmente, sendo as principais causas o uso de drogas (43%) e abandono de trabalho (29%).
Recentemente, tribunais têm aplicado medidas intermediárias antes da regressão, como advertência ou suspensão temporária de benefícios.
Especialistas apontam que o instituto busca equilibrar a ressocialização com a manutenção da ordem prisional, mas criticam seu uso excessivo sem análise individualizada das circunstâncias.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais