Saúde

Mutirão de Saúde marca os 70 anos de Umuarama com 78 mil exames

A principal ação comemorativa dos 70 anos de Umuarama foi um robusto mutirão de saúde que já resultou na realização de cerca de 700 cirurgias agendadas, 12 mil consultas com especialistas e 78 mil exames, entre eles, de alto custo. A informação foi divulgada pela secretária municipal de Saúde, Lisbeth Petito Scanavaca, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (30).

“Foi um esforço coletivo que envolveu toda a equipe da saúde municipal, médicos parceiros, instituições de ensino e a comunidade. O resultado nos deixou muito contentes, porque conseguimos zerar filas importantes e dar alívio a muitos pacientes que aguardavam há meses”, afirmou a secretária.

Segundo Lisbeth, especialidades como reumatologia, infectologia, ortopedia, oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria infantil e urologia tiveram as filas praticamente eliminadas. O atendimento, no entanto, não parou com o fim de junho.

Cirurgias que dependem de leitos de internação e UTI, por conta da alta ocupação provocada por síndromes respiratórias, foram reagendadas para julho, com destaque para os procedimentos de otorrinolaringologia.

Uma das beneficiadas foi uma criança de 3 anos que aguardava há mais de um ano por uma cirurgia de adenoide. “Graças ao mutirão, conseguimos fazer a cirurgia dele. Se não fosse essa mobilização, talvez ainda estaríamos esperando”, relatou a secretária durante o evento.

Além dos atendimentos hospitalares, o mutirão promoveu duas Feiras de Saúde, com serviços como avaliação de manchas na pele, triagem oftalmológica e prevenção ao câncer de boca. A vacinação também foi intensificada, inclusive com equipes de busca ativa vacinando pacientes acamados e idosos em domicílio.

Apesar dos bons resultados, a secretária alertou para os baixos índices de vacinação, especialmente entre grupos de risco como crianças, gestantes e idosos, com cobertura abaixo dos 40%. “Estamos em alerta, principalmente com a chegada do frio e o aumento dos casos de meningite. A vacina é a principal arma de prevenção”, disse.

O mutirão deve continuar ao longo de julho com novos agendamentos, exames e cirurgias. “Nosso objetivo é continuar diminuindo o tempo de espera e dar dignidade ao atendimento público. Sabemos que a fila não acaba, mas podemos fazer com que ela ande muito mais rápido”, concluiu Lisbeth.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais