Produtores de Umuarama têm até 30 de junho para atualizar gratuitamente dados dos seus rebanhos via site, app ou escritórios da Adapar (Foto: Divulgação/Adapar)
Os agricultores de Umuarama e região avançam no cumprimento da Campanha de Atualização de Rebanhos 2025, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Com prazo final marcado para o próximo dia 30 de junho, Umuarama atingiu 71% das explorações atualizadas, enquanto a média estadual chega a 70,3%, com a região totalizando 74,1% de propriedades com dados do rebanho devidamente informados.
Ao todo, o Paraná ainda tem cerca de 2.800 explorações em atraso, e em Umuarama cerca de 370 criadores ainda não realizaram a atualização, segundo a Adapar. O processo é gratuito e pode ser feito online, pelo site da Adapar ou pelo App Paraná Agro, ou ainda presencialmente, nos 130 escritórios locais, prefeituras ou sindicatos rurais credenciados.
A atualização é obrigatória para todas as espécies de produção, como bovinos, suínos, aves, peixes, abelhas e até bichos-da-seda. Quem não atualizar fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal — documento obrigatório para movimentação do rebanho e pode ficar sujeito a multas.
A campanha busca reforçar três pilares principais: manter a saúde dos animais de produção, garantir a rastreabilidade do rebanho e proteger o status sanitário do Estado, reconhecido desde 2021 como livre de febre aftosa sem vacinação condição fundamental para acesso a mercados exigentes, como Japão, Coreia do Sul e Chile.
“O produtor que não atualizar poderá enfrentar restrições de trânsito e até sanções como multas”, alerta Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar.
O portal da agência publica atualizações diárias sobre as metas regionais, divulgando percentuais de adesão por área de atuação. As melhores performances até agora são das regionais de Toledo (94,8%), Londrina (83,5%) e Ivaiporã (78,9%). Já as menores coberturas de atualização estão em Curitiba (50,8%), Paranaguá (53,2%) e Cornélio Procópio (61,3%).
A realização da campanha neste ano adquire ainda mais importância após o reconhecimento nacional da situação sanitária, criando oportunidades de exportação e valorização da produção paranaense.
Para mais detalhes, acesse o portal da Adapar ou procure o escritório local de seu município.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais