Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR
Entre a noite de domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), uma frente fria avançou pelo Paraná provocando tempestades, rajadas de vento que ultrapassaram os 93 km/h e acumulados de chuva acima dos 70 mm em algumas regiões do estado. A frente segue atuando no território paranaense ao longo desta segunda-feira, mantendo os temporais ativos.
Assim que esse sistema se deslocar, uma massa de ar de origem polar começa a atuar com força sobre o estado, derrubando as temperaturas para níveis negativos – com os termômetros registrando as menores marcas de 2025 até agora. Há inclusive a possibilidade de geada negra.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos mais intensos ocorreram durante a madrugada de segunda-feira. Em Santa Maria do Oeste, às 4h30, foram registrados 93,9 km/h. Já em Ponta Grossa, por volta das 3h, os ventos chegaram a 74,1 km/h, e em Laranjeiras do Sul, à 0h15, atingiram 73,8 km/h.
Os maiores acumulados de chuva foram observados entre 23h30 de domingo e 8h30 de segunda-feira. Em Cruzeiro do Iguaçu choveu 72,8 mm, sendo 34,6 mm em apenas meia hora, por volta de 1h30. Em Laranjeiras do Sul, o acumulado chegou a 68 mm, enquanto no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, foram registrados 62,6 mm, com 20,8 mm em apenas 15 minutos, por volta das 4h.
As instabilidades avançaram para a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral durante a manhã e, entre o fim da manhã e o início da tarde, alcançaram o Norte Pioneiro, provocando pancadas de chuva e tempestades localizadas.
“Atenção para as rajadas de vento do quadrante Norte que antecedem a chegada dessas instabilidades”, alertou Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Essa frente fria, que se originou nos outros estados do Sul do Brasil, também atinge agora o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.
Nesta segunda-feira, o padrão das temperaturas mínimas se inverte: elas ocorrem ao final da noite, e não no início da manhã, como é comum. No Sudoeste e no Centro-Sul do Paraná – em cidades como Palmas, General Carneiro e Guarapuava – os termômetros devem chegar a 0°C, com sensação térmica negativa devido à ação dos ventos. Há, inclusive, uma baixa possibilidade de ocorrência de chuva congelada nessas áreas.
“Ao contrário da neve, que forma cristais de gelo que se agregam no caminho até o solo, a chuva congelada acontece quando flocos de neve derretem parcialmente e atingem o chão como gotas congeladas, que ricocheteiam ao impacto. Existe uma chance isolada disso acontecer, por causa da incursão rápida e intensa de ar frio, combinada com alguma umidade”, explica Furlan.
Leia também: Inmet emite alertas de geada e chuvas intensas para várias regiões do Paraná
Na terça-feira (24), o frio se intensifica com a atuação mais abrangente da massa de ar polar. As temperaturas devem atingir marcas negativas em várias regiões do estado, tornando-se o dia mais gelado de 2025 até agora. Esse cenário supera o registrado na última incursão de ar polar, entre o fim de maio e o início de junho.
No Centro-Sul do Paraná, em cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia, Guarapuava e Pinhão, as mínimas podem atingir -4°C. Já no Sudoeste, bem como em Curitiba e Região Metropolitana, em municípios como Lapa e Campo Largo, os termômetros devem registrar -2°C, com sensação térmica de até -6°C devido aos ventos. Na Capital, assim como nas regiões Oeste, Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, a terça-feira deve amanhecer com temperaturas próximas de 0°C.
As condições favorecem a formação de geadas em diversas regiões. No Sudoeste e Oeste do estado, onde os ventos serão fracos, a geada deve ocorrer com mais intensidade. No Centro-Sul, há risco de geada negra localizada.
“Esse fenômeno é caracterizado pelo congelamento da seiva das plantas – ou seja, um congelamento interno – associado ao frio intenso, ventos de moderada a forte intensidade e baixa umidade do ar. Isso dá às plantas um aspecto escurecido, como se estivessem necrosadas, podendo causar a morte das culturas”, explica o meteorologista do Simepar.
Nas regiões do Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste, há chance de geada branca de intensidade fraca a moderada. Na Região Metropolitana de Curitiba, a ocorrência é possível especialmente em áreas de baixadas, embora os ventos moderados reduzam um pouco o risco. Já na quarta-feira (25), a possibilidade de geada de moderada a forte intensidade é muito mais ampla.
A previsão para quarta-feira indica geadas fortes no Centro-Sul e no Sudoeste, especialmente em regiões como São Mateus do Sul e União da Vitória. As temperaturas seguem baixas, com registros de 0°C na maioria dos municípios e marcas negativas em pontos específicos, como Pato Branco, Palmas, General Carneiro, Guarapuava, Palotina, Assis Chateaubriand e Cascavel.
Ainda na quarta-feira, segundo o Simepar, o tempo volta a mudar com o retorno das instabilidades no Paraná. Estão previstas chuvas de intensidade moderada a forte, com trovoadas pontuais, a partir do início da tarde nas regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste.
“Essas instabilidades avançam ao longo do dia para as demais regiões, podendo chover no final da tarde ou à noite na Capital, com intensidade fraca a moderada”, diz Furlan.
Na quinta (26) e sexta-feira (27), o frio tende a diminuir ligeiramente. Ainda assim, o tempo segue instável, principalmente na metade Sul do estado, com baixa amplitude térmica e muita nebulosidade. Chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia, intercaladas por breves períodos de melhoria. Há risco de tempestades localizadas.
Os maiores acumulados de chuva devem ser registrados no Oeste e Sudoeste. Na região Central, os volumes podem chegar a 50 mm, enquanto nas áreas de divisa com Santa Catarina, os acumulados podem atingir 80 mm.
O final de semana deve registrar uma nova queda nas temperaturas com a chegada de uma nova frente fria.O domingo (29) promete novamente temperaturas geladas, com mínimas que devem se aproximar ou até ficar abaixo de 0°C, especialmente na metade sul do Paraná.
A população pode acessar previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses no site do Simepar (clique aqui). A equipe atualiza as informações duas vezes ao dia e inclui previsão de chuva, temperaturas mínima e máxima, umidade do ar e vento, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.
O site também oferece o serviço Alerta Geada, feito em parceria com o IDR-PR, que informa a previsão de geadas com antecedência de 24, 48 e 72 horas para todo o estado.
(OBemdito com informações Agência Estadual)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais