Política

STF proíbe Câmaras Municipais de aprovar contas rejeitadas por Tribunais de Contas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que as Câmaras Municipais não poderão mais aprovar contas de prefeitos rejeitadas pelos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs). O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 982 foi concluído na sexta-feira (14) e estabelece novo entendimento sobre a análise das contas públicas.

Com a decisão, os TCEs passam a ter a palavra final sobre a reprovação das contas de prefeitos que atuam como ordenadores de despesas. Na prática, as Câmaras perdem o poder de reverter pareceres técnicos emitidos pelos órgãos de controle.

Segundo os ministros, a medida visa reforçar a função fiscalizadora dos Tribunais de Contas, impedindo interferências políticas em julgamentos de natureza técnica. A decisão tem efeitos imediatos e afeta administrações municipais em todo o país.

A interpretação do STF representa um marco na jurisprudência sobre responsabilidade fiscal de gestores públicos. Prefeitos que tiverem contas rejeitadas pelos TCEs estarão sujeitos às sanções legais e políticas da decisão, inclusive à inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.

Além disso, o Supremo destacou que a decisão aumenta a segurança jurídica e a previsibilidade na aplicação da legislação. O objetivo é evitar distorções que, no passado, permitiam que prefeitos com contas reprovadas voltassem a se candidatar com base em reavaliações feitas por aliados nas Câmaras Municipais.

A medida deve impactar diretamente as eleições futuras. A partir de agora, uma rejeição de contas por parte do tribunal competente pode impedir candidaturas, sem possibilidade de reversão por votação legislativa local.

A decisão do STF também sinaliza maior rigor no combate a irregularidades na gestão pública municipal, reforçando a autonomia e autoridade técnica dos Tribunais de Contas.

(OBemdito com Catve/CN7)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Açougueiro morto após ser atropelado em calçada é identificado

O açougueiro Márcio Batista, de 50 anos, morreu após ser atropelado na manhã desta terça-feira…

20 minutos ago

Formatura do Proerd reúne 877 estudantes do 5º ano da rede municipal

O Centro Cultural Vera Schubert recebeu, na última semana, a formatura de 877 estudantes do…

43 minutos ago

Pix ganha novo prazo de 80 dias para contestar devolução em caso de golpe

Mudança protege quem recebeu pagamento legítimo, mas teve o dinheiro retirado posteriormente após uma contestação…

59 minutos ago

Motociclista atropelado em Maringá não resiste e família autoriza doação de órgãos

Rodolfo Rodrigo Notario, 38, morreu na madrugada desta terça-feira (1º), na Santa Casa de Maringá.…

1 hora ago

Motorista invade calçada, mata açougueiro em Sarandi, foge a pé e alegada “apagão”; vídeo

Um açougueiro morreu na manhã desta terça-feira (1º) após ser atingido por uma caminhonete na…

2 horas ago

Mensagens no celular de Vorcaro indicam encontro com Moraes em São Paulo

Mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro indicam um encontro com Alexandre de Moraes…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais