Aeronave, imóveis e criptoativos foram alvo de sequestro judicial na Operação Transporter, que apura crimes em oito cidades de dois estados (Foto Danilo Martins/OBemdito)
O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio dos núcleos de Maringá e Cascavel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta quarta e quinta-feira (11 e 12 de junho) a Operação Transporter, voltada à investigação de um suposto esquema de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa.
Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão domiciliar, 11 de busca pessoal, um de monitoração eletrônica e duas suspensões de passaporte, com ordens expedidas pela Vara Criminal de Ubiratã (PR). A operação ocorreu simultaneamente em oito cidades dos estados do Paraná e São Paulo, incluindo Foz do Iguaçu, Londrina, Presidente Prudente e São Paulo capital.
Além das medidas pessoais, houve o sequestro de bens patrimoniais avaliados em R$ 280 milhões, como uma aeronave, veículos de luxo, imóveis, ativos financeiros e criptoativos. Durante a ação, um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, com a apreensão de 732 munições calibre 9 mm – 396 intactas e 336 deflagradas.
Segundo o MP, as investigações começaram em maio de 2023, após o Gaeco identificar um crescimento patrimonial abrupto de um dos investigados. O suspeito utilizava uma aeronave particular em voos frequentes entre o Centro-Oeste paranaense e o Estado de São Paulo, o que levantou suspeitas de movimentações ilícitas.
A apuração revelou indícios de uso de empresas de fachada para comercializar produtos de origem criminosa, movimentações bancárias atípicas e aquisição sistemática de criptoativos para ocultar o patrimônio. O nome “Transporter” faz referência à estrutura logística do grupo, que operava o transporte de mercadorias ilegais por diferentes regiões do país, especialmente para São Paulo.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil de São Paulo e representantes da OAB, já que um dos alvos é advogado. As autoridades seguem analisando o material apreendido e não descartam novos desdobramentos.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais