Foto: Stephanie Gertler/OBemdito
Após um período de instabilidade política e jurídica, que afetou diretamente a dinâmica do setor, o mercado imobiliário de Umuarama volta a dar sinais visíveis de reaquecimento. Construtoras, imobiliárias e investidores locais apontam um novo ciclo de crescimento. Um dos motivos apontados é a retomada da confiança nos rumos do município, que recupera sua segurança institucional.
O otimismo é compartilhado sobretudo as construtoras de empreendimentos verticais. Um encontro recente na sede da Aciu (Associação Comercial e Industrial de Umuarama), com os principais nomes do segmento, corroborou esse sentimento. Ao invés de concretarem concorrência acirrada, eles falaram em olhar para frente, com visão de futuro.
Estavam presentes Michel Furlan Rodrigues (Construtora Quadra 1), Paulo Rogério Ramos da Silva (Midas), Abimael dos Santos e Abimael dos Santos Júnior (Novo Teto), Moacir Silva e Moacir Zafaneli (Construtora Morena), assim como, Edson Destro (Destro), Ednilson Lançoni (Lançoni) e Carlos Alberto Cher Valente (RVA).
Os empresários reforçaram o compromisso com o desenvolvimento de Umuarama, ressaltando a liderança da cidade em construções verticais proporcionalmente ao número de habitantes. Para eles, o cenário atual mudou e moradores e investidores voltaram a depositar confiança no município.
“A maior indústria de Umuarama hoje é a construção civil. Isso se deve ao ciclo completo que o setor movimenta e à cultura empreendedora local”, afirmou Moacir Silva. Michel Furlan complementou: “Mesmo as cidades com grandes investimentos industriais não possuem um mercado imobiliário tão aquecido quanto o nosso.”
Dados do Secovi-PR indicam que o interior do Paraná vem mostrando retomada no setor desde o fim de 2023. Em Umuarama, a estimativa é de crescimento de até 20% nas vendas de imóveis em 2025, alavancadas pela alta demanda e pelo retorno de projetos anteriormente adiados. O foco atual é a comercialização das unidades já lançadas, o que deve abrir espaço para novos empreendimentos.
Os empresários destacaram ainda que investir em imóveis é estratégia segura e rentável, com proteção contra inflação e geração de renda por meio de locação. Além disso, os projetos recentes têm se voltado cada vez mais à qualidade de vida, com áreas de lazer, espaços pet, áreas verdes e localizações privilegiadas.
“Temos a convicção de que Umuarama tem todos os ingredientes para continuar crescendo de forma sustentável. A estabilidade atual e o espírito empreendedor da população são diferenciais que colocam a cidade em destaque no cenário estadual e nacional”, concluem os líderes do setor.
O grupo também enfatizou que investir em imóveis continua sendo uma das formas mais seguras e rentáveis de aplicar dinheiro, com proteção contra a inflação e garantia de valorização. A renda gerada pela locação é um atrativo adicional, tornando o setor ainda mais interessante para investidores.
“Investir em imóveis é sinônimo de segurança e retorno. A médio e longo prazo, o patrimônio cresce e, além disso, é possível gerar renda com a locação. É uma estratégia sólida”, reforçaram.
Outro ponto abordado foi a preocupação com o bem-estar dos futuros moradores. Os projetos das construtoras estão cada vez mais voltados para a qualidade de vida, com empreendimentos que incluem áreas de lazer, piscinas, academias, espaços pet, áreas kids e espaços verdes. A localização privilegiada e o planejamento arquitetônico garantem conforto, economia e valores de condomínio mais acessíveis.
O encontro terminou com uma visão otimista dos empresários sobre o futuro de Umuarama. Eles acreditam que o município tem todos os ingredientes para crescer de forma estruturada nos próximos anos e se consolidar como um polo de desenvolvimento.
“Temos confiança no que estamos fazendo e acreditamos que a cidade vai continuar crescendo. Vamos seguir trabalhando para que Umuarama se torne cada vez mais uma referência, não só no Paraná, mas em todo o Brasil”, enfatizou Abimael dos Santos Júnior.
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais