Céu carregado e relâmpagos foram registrados em diversas cidades (Foto Danilo Martins/OBemdito)
As fortes tempestades que atingem o Paraná desde a tarde de quarta-feira (4) causaram transtornos em diversas regiões do estado, com registro de granizo, chuva intensa, grande número de raios e ventos que chegaram a 86 km/h.
O fenômeno climático, monitorado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), deve dar uma trégua nesta sexta (6), mas novos episódios são esperados no fim de semana, com foco no interior.
A rajada mais forte foi registrada no município de Planalto. Em cidades do Oeste e Sudoeste, os ventos variaram entre 60 km/h e 70 km/h.
Entre os municípios mais afetados estão Guarapuava (44,2 mm de chuva na quarta) e Ponta Grossa (33,6 mm), além de Chopinzinho e Coronel Vivida, que tiveram queda de granizo.
Até as 9h desta quinta, os volumes de chuva já superavam os do dia anterior. Destaque para São Miguel do Iguaçu (97,4 mm), Foz do Iguaçu (76,6 mm), Guarapuava (61,4 mm) e Cascavel (63,2 mm), que também registrou 743 raios, número alto para a intensidade da tempestade.
Chuva e descargas elétricas em alta
O Simepar registrou ainda centenas de raios em outros municípios: Guarapuava (926), Céu Azul (652), Ponta Grossa (555), Guaraniaçu (553), São Miguel do Iguaçu (519), entre outros.
A Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral também tiveram acumulados relevantes, como em Fazenda Rio Grande (34 mm), São José dos Pinhais (35,6 mm) e Guaratuba (39,6 mm).
“Chove mais no período da manhã em toda a metade Sul do estado, mas essa chuva vai avançando para o Norte e também deve provocar alguns transtornos durante a tarde nessas regiões”, afirmou o meteorologista Lizandro Jacobsen.
Segundo ele, o risco de temporais diminui nesta sexta-feira, mas a instabilidade retorna no sábado e domingo. “No sábado chove mais na metade Sul e no domingo chove mais na metade Norte do estado do Paraná”, explicou.
Previsão para Umuarama
Monitoramento contínuo
O Simepar opera com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas elétricas, fornecendo dados em tempo real para órgãos como a Defesa Civil.
As previsões são atualizadas duas vezes por dia no site do Simepar, com dados por cidade e detalhamento horário. A equipe de meteorologistas também divulga boletins explicativos nas redes sociais e via WhatsApp.
Foto CGN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais