Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Pouso Alegre
A reforma administrativa da Prefeitura de Pouso Alegre (MG) começou a tramitar na Câmara de Vereadores no dia 27 de março, quando o Executivo encaminhou o projeto que previa a criação de 33 cargos comissionados. A proposta fazia parte de um plano maior de reestruturação administrativa, que incluía também a criação de novas secretarias e superintendências.
A proposta começou a ser analisada de fato na sessão do dia 29 de maio. Na ocasião, o vereador Israel Russo (União) apresentou uma emenda que propunha a exclusão de 26 dos 33 cargos comissionados pretendidos pela prefeitura. Por fim, a emenda foi aprovada por 10 dos 13 vereadores.
No entanto, um episódio curioso chamou a atenção: o próprio autor da emenda, Israel Russo, votou contra a proposta que ele mesmo havia apresentado. Ele foi um dos primeiros a votar e logo depois outro parlamentar de oposição. Na sequência começou a confusão na votação, os vereadores da base do prefeito votaram contrariamente a eles — ou seja, acabaram votando a favor da emenda.
Com a aprovação parcial da proposta, o projeto final aprovado na Câmara ficou da seguinte forma:
Segundo a justificativa apresentada pela base aliada, essa versão enxuta da reforma vai gerar uma economia de R$ 1,77 milhão aos cofres públicos no período de três anos, em comparação ao projeto original enviado pela prefeitura.
Após a confusão na votação e a aprovação em plenário, o presidente da Câmara encaminhou o projeto de lei ao prefeito José Dimas da Silva Fonseca (Republicanos) para sanção ou veto. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o texto está sendo avaliado pelo setor jurídico do Executivo.
Já a assessoria jurídica da Câmara explicou que, caso o prefeito opte pelo veto — total ou parcial — o projeto retornará ao Legislativo para nova análise pelas comissões temáticas. Em seguida, passará novamente por votação em plenário.
Ainda segundo o jurídico da Câmara, a presidência da Casa supervisionou todos os trâmites da votação, que seguiram o regimento interno.
Leia também: Câmara de vereadores de Umuarama aprova criação do Dia dos Legendários em Cianorte
Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…
O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…
A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…
Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar
Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…
A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…
Este site utiliza cookies
Saiba mais