Foto: Danilo Martins/OBemdito
A primeira semana de junho começou com chuva moderada em todo o estado do Paraná. Segundo o Simepar, as instabilidades avançam do Paraguai e afetam diversas regiões. Nesta segunda (2), os maiores volumes de chuva foram registrados em Francisco Beltrão (23,8 mm), Maringá (22,6 mm), Cruzeiro do Iguaçu (22 mm) e Foz do Iguaçu (22,2 mm).
Já nesta terça (3), antes das 9h, Campina Grande do Sul alcançou 24 mm, Araucária 19,4 mm e Fazenda Rio Grande 17,8 mm. O Simepar prevê chuvas dentro da média histórica em regiões como a Leste (RMC e Litoral), Norte e Campos Gerais.
No entanto, no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, os acumulados devem ficar acima da média. Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão estão entre os municípios com expectativa de maiores volumes. “As chuvas desta terça foram causadas por áreas de instabilidade vindas do Paraguai. A intensidade é fraca a moderada”, afirma o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.
Na quarta (4), a previsão é de chuvas isoladas. Na quinta-feira (5), um sistema de baixa pressão e uma frente fria devem provocar chuva intensa em todas as regiões do estado, com possibilidade de temporais. “A frente fria se desloca pelo oceano, enquanto o sistema de baixa pressão atua no Paraguai. Isso aumenta o potencial para precipitações mais fortes”, explica Barbieri.
A expectativa é que a chuva comece pelas regiões Oeste e Sudoeste, avançando ao longo do dia para o restante do estado. Na sexta-feira (6), a frente fria se afasta, mas ainda haverá possibilidade de chuva isolada, especialmente no Norte e Leste do Paraná. De acordo com o Simepar, a segunda semana de junho também será chuvosa. A tendência é de uma segunda quinzena mais seca.
Em Umuarama, a previsão para a primeira semana é de pancadas de chuva, com variação térmica típica para o início do inverno. O maior volume de chuva, no entanto, está previsto para sábado (7) e domingo (8), quando estão previstos quase 80 milímetros para os dois dias. As temperaturas mínimas devem variar entre 15 °C e 17 °C, e as máximas entre 24 °C e 26 °C.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais