Foto de Jaqueline Mocellin Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Número de casos de dengue da Regional de Saúde de Umuarama sobe para 4.385

Casos De Dengue Da Regional De Umuarama Sobem Para 4.385
Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Foto de Jaqueline Mocellin
Publicado em 3 de junho de 2025 às 14h41 - Modificado em 3 de junho de 2025 às 14h44

O número de casos de dengue confirmados na 12ª Regional de Saúde de Umuarama subiu para 4.385 nesta semana. A informação consta no novo informe semanal da dengue da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A divulgação do boletim aconteceu na terça-feira (3).

De acordo com o informe, a Sesa registrou mais 4.294 casos da doença e seis óbitos nos últimos 7 dias. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 222.702 notificações, 71.770 diagnósticos confirmados e 71 óbitos em decorrência da dengue no Estado.

Os novos óbitos ocorreram entre março e maio, sendo quatro mulheres e dois homens, com idades entre 24 e 90 anos, e três deles apresentavam comorbidades. Os pacientes residiam em Santa Helena (20ª) Regional de Saúde de Toledo); Mandaguaçu, Maringá e Nova Esperança (15ª RS de Maringá); Porecatu (17ª RS de Londrina) e Telêmaco Borba (21ª RS de Telêmaco Borba).

Ao todo, 398 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 373 possuem casos confirmados.

Casos de dengue nas Regionais de Saúde

A 12ª Regional de Saúde de Umuarama tinha 4.127 casos de dengue no boletim do dia 27 de maio. O número subiu para 4.385 nesta semana, ou seja, 258 casos a mais. Entre eles, há 99 casos de dengue com sinais de alerta, 3 de dengue grave e, por fim, 3 óbitos (Mariluz, Esperança Nova e São Jorge do Patrocínio).

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (16.902); 14ª RS de Paranavaí (11.578); 15ª RS de Maringá (9.241); 19ª RS de Jacarezinho (5.188); e 16ª RS de Apucarana (4.396).

Outras arboviroses

A publicação inclui ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Sesa confirmou 4.050 casos de Chikungunya, num total de 8.491 notificações da doença no Estado. Por outro lado, quanto ao vírus Zika, até o momento foram registradas 97 notificações sem nenhum caso confirmado.

Febre Oropouche

A Sesa publica também neste boletim os casos de Oropouche no Paraná, nos municípios de Adrianópolis (44 casos autóctones) e Morretes (2 casos autóctones), além do registro de um caso importado no município de Arapongas (importado do Espírito Santo).

A febre Oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV), transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Assim, após picar uma pessoa ou animal infectado, o vetor pode transmitir o vírus a outras pessoas.

Os sintomas da febre Oropouche são semelhantes aos de outras arboviroses, como dengue e chikungunya. 

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre os dados da dengue estão neste LINK.

(OBemdito e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Jaqueline Mocellin

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.