Foto: Roberto Dziura/AEN
O Paraná registrou nesta sexta-feira (30) a primeira geada e a primeira temperatura negativa de 2025. Cidades como Toledo e Palotina amanheceram com mínimas de 0,8°C e 1,8°C, respectivamente, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Além dessas, municípios como Mandaguari e Quatro Pontes também tiveram registro de geada. Em outras cidades, no entanto, a previsão não se confirmou. A nebulosidade impediu o resfriamento necessário para a formação do fenômeno. Em Umuarama, os termômetros marcaram 3,2°C, a menor temperatura deste ano de 2025.
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a presença de um sistema atmosférico em níveis mais altos da atmosfera favoreceu a formação de nuvens. “Isso dificultou a queda acentuada de temperatura no Sul do Estado”, explica.
Capanema, por exemplo, teve mínima de 8,5°C, acima dos 5,8°C registrados na quinta-feira (29). No Litoral, as menores temperaturas foram de 11,4°C em Paranaguá, 11°C em Guaratuba e 10,5°C em Antonina.
Segundo o Simepar, o fim de semana ainda pode ter frio nas regiões mais ao Sul. General Carneiro pode registrar 2°C no sábado. Contudo, as geadas devem ser fracas e isoladas.
No Norte e Oeste do Paraná, o tempo firme predomina. Assis Chateaubriand, Londrina, Maringá e Loanda podem chegar a 25°C no domingo. A umidade vinda do oceano pode provocar chuvas fracas e pontuais nas praias ao amanhecer.
A previsão para a primeira semana de junho indica aumento da instabilidade. As chuvas devem começar no Oeste e se espalhar pelo Estado ao longo do dia. Há possibilidade de temporais localizados. A partir da próxima segunda-feira (2), a tendência é de aumento relativo nas temperaturas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Estado.
(OBemdito com informações AEN)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais