Paraná

Após a primeira onda de frio, temperaturas voltam a subir no Paraná

O Paraná registrou nesta sexta-feira (30) a primeira geada e a primeira temperatura negativa de 2025. Cidades como Toledo e Palotina amanheceram com mínimas de 0,8°C e 1,8°C, respectivamente, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Além dessas, municípios como Mandaguari e Quatro Pontes também tiveram registro de geada. Em outras cidades, no entanto, a previsão não se confirmou. A nebulosidade impediu o resfriamento necessário para a formação do fenômeno. Em Umuarama, os termômetros marcaram 3,2°C, a menor temperatura deste ano de 2025.

De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a presença de um sistema atmosférico em níveis mais altos da atmosfera favoreceu a formação de nuvens. “Isso dificultou a queda acentuada de temperatura no Sul do Estado”, explica.

Capanema, por exemplo, teve mínima de 8,5°C, acima dos 5,8°C registrados na quinta-feira (29). No Litoral, as menores temperaturas foram de 11,4°C em Paranaguá, 11°C em Guaratuba e 10,5°C em Antonina.

Segundo o Simepar, o fim de semana ainda pode ter frio nas regiões mais ao Sul. General Carneiro pode registrar 2°C no sábado. Contudo, as geadas devem ser fracas e isoladas.

No Norte e Oeste do Paraná, o tempo firme predomina. Assis Chateaubriand, Londrina, Maringá e Loanda podem chegar a 25°C no domingo. A umidade vinda do oceano pode provocar chuvas fracas e pontuais nas praias ao amanhecer.

A previsão para a primeira semana de junho indica aumento da instabilidade. As chuvas devem começar no Oeste e se espalhar pelo Estado ao longo do dia. Há possibilidade de temporais localizados. A partir da próxima segunda-feira (2), a tendência é de aumento relativo nas temperaturas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Estado.

(OBemdito com informações AEN)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

4 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

35 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

60 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais