Foto: Delegacia da Mulher de Umuarama
A equipe da Delegacia da Mulher de Umuarama – Polícia Civil do Paraná (PCPR) esteve na Casa da Paz para uma campanha educativa. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (29) e o intuito foi falar com as crianças e adolescentes da entidade sobre o combate ao abuso sexual.
A atividade faz parte da Operação Caminhos Seguros. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a exploração sexual infantojuvenil.
Servidores da Delegacia da Mulher, em parceria com residentes técnicos do Depen e complexo social, conversaram com crianças a respeito das formas de abuso sexual. Eles ressaltaram a prevenção à violência e, além disso, divulgaram os canais para denúncia e apuração das infrações penais dessa espécie. Os psicólogos do Nupem do Complexo Social da Polícia Penal organizaram a campanha.
Recentemente a equipe da Delegacia da Mulher participou do evento “Infância Protegida: 18 de Maio na praça”. A ação foi alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação que aconteceu na Casa da Paz faz parte da Operação Caminhos Seguros. O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordena a iniciativa. A Operação se estende ao longo de todo o mês de maio e tem os objetivos de combater a violência praticada contra crianças e adolescentes. A campanha também busca a efetiva proteção desse grupo vulnerável.
A PCPR reforça o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência. As pessoas podem fazer denúncias de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. A campanha Maio Laranja é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto.
De acordo com o site oficial da campanha, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais