Ana Paula Cardoso demonstra otimismo na luta contra o câncer | Foto: Assessoria Uopeccan
Geralmente os spas são conhecidos por suas massagens relaxantes, banhos de ofurô com óleos essenciais, aromaterapia, acupuntura e shiatsu, com pacotes especiais de tratamentos estéticos e para relaxar a mente e o corpo. Para Ana Paula Cardoso, a concepção de spa passou ser diferente, quando iniciou o tratamento contra o câncer na Uopeccan de Umuarama.
“Um dia eu falei estou indo no spa, e depois nunca mais parei. Acredito que seja uma forma mais gostosa de encarar esse processo, do que estou indo para o hospital, é aqui onde tomo minha dose de animação e de cura”, destacou Paula.
Quem vê o sorriso da Paula, nem imagina que ela foi diagnosticada com câncer de mama e metástases ósseas na coluna vertebral, ficando dois meses na cadeira de rodas. “Desde de 2015 eu luto contra a doença, não tem sido fácil, foi a partir desse período que comecei ver beleza nas flores e nas coisas simples”.
Atualmente, Paula trabalha há três anos como tatuadora, ela conta que o trabalho e convivência com os clientes têm sido fortes aliados. “Ser empreendedora é um desafio diário, principalmente agora por conta da pandemia. Não é todo dia que eu estou 100%, mas vou conciliando através dos agendamentos, realizo os atendimentos e depois vou embora para prevenir a minha saúde”.
Paula ainda conta que várias vezes se pegou questionando Deus por conta da doença, porém ela escolheu viver a vida intensamente e com alegria. “Não é fácil, as pessoas me veem sorrindo e brincando, mas tem dias que estou emotiva. Ninguém é de ferro, eu tenho tanta fé. Levo tudo na brincadeira, pois só de eu acordar, respirar e vir trabalhar é tudo por Deus”.
EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Segundo a psicóloga da Uopeccan de Umuarama, Aline da Silva Freire, tentar equilibrar o tratamento e a rotina não é uma tarefa fácil, devido os sintomas colaterais e dependendo da atividade realizada pelo paciente torna-se inviável sua permanência.
“Para aqueles que conseguem manter-se em suas atividades laborais, observa-se que a maneira como lidam com o diagnóstico e o tratamento são diferenciadas, uma vez que o foco não está concentrado somente na nova rotina de exames, consultas e acompanhamentos e consequentemente sentem-se ativos, útil e confiantes”, alegou a especialista.
Lembrando que é importante que o paciente saiba respeitar cada fase que se encontra, o susto e o medo inicial ao saber do câncer são comuns, as oscilações de humor, os momentos de tristeza e dúvidas também.
“Somos seres únicos e cada organismo reage de uma forma, porém, com informação e assistência necessária, os pacientes vão demonstrando confiança na equipe e consequentemente em si mesmo e no tratamento, o que ajuda na construção de uma nova autoimagem, melhorando sua autoestima e sua forma de se relacionar consigo mesmo e o mundo”, finalizou.
MAMOGRAFIA
Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan. Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.
(Assessoria)
A família de Maria de Fátima dos Santos, de 52 anos, realiza uma campanha para…
O portal OBemdito, de Umuarama, alcançou mais um marco importante no cenário da comunicação paranaense. Levantamento…
O advogado Kevin de Carvalho Marques, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio…
A Polícia Militar registrou duas ocorrências de furto nesta quarta-feira (8) nos municípios de Ivaté…
A Polícia Militar (PM) de Pérola apreendeu uma adolescente após flagrar ela vendendo maconha para…
Um homem de 30 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira…
Este site utiliza cookies
Saiba mais