Ana Paula Cardoso demonstra otimismo na luta contra o câncer | Foto: Assessoria Uopeccan

Saúde

Paciente da Uopeccan Umuarama dá lição de otimismo: ‘É um spa; aqui recebo minha dose de cura’

Ana Paula Cardoso demonstra otimismo na luta contra o câncer | Foto: Assessoria Uopeccan
Paciente da Uopeccan Umuarama dá lição de otimismo: ‘É um spa; aqui recebo minha dose de cura’
Jaqueline Mocelin
OBemdito
20 de outubro de 2021 19h01

Geralmente os spas são conhecidos por suas massagens relaxantes, banhos de ofurô com óleos essenciais, aromaterapia, acupuntura e shiatsu, com pacotes especiais de tratamentos estéticos e para relaxar a mente e o corpo. Para Ana Paula Cardoso, a concepção de spa passou ser diferente, quando iniciou o tratamento contra o câncer na Uopeccan de Umuarama.

“Um dia eu falei estou indo no spa, e depois nunca mais parei. Acredito que seja uma forma mais gostosa de encarar esse processo, do que estou indo para o hospital, é aqui onde tomo minha dose de animação e de cura”, destacou Paula.

Quem vê o sorriso da Paula, nem imagina que ela foi diagnosticada com câncer de mama e metástases ósseas na coluna vertebral, ficando dois meses na cadeira de rodas. “Desde de 2015 eu luto contra a doença, não tem sido fácil, foi a partir desse período que comecei ver beleza nas flores e nas coisas simples”.

Atualmente, Paula trabalha há três anos como tatuadora, ela conta que o trabalho e convivência com os clientes têm sido fortes aliados. “Ser empreendedora é um desafio diário, principalmente agora por conta da pandemia. Não é todo dia que eu estou 100%, mas vou conciliando através dos agendamentos, realizo os atendimentos e depois vou embora para prevenir a minha saúde”.

Paula ainda conta que várias vezes se pegou questionando Deus por conta da doença, porém ela escolheu viver a vida intensamente e com alegria. “Não é fácil, as pessoas me veem sorrindo e brincando, mas tem dias que estou emotiva. Ninguém é de ferro, eu tenho tanta fé. Levo tudo na brincadeira, pois só de eu acordar, respirar e vir trabalhar é tudo por Deus”.

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Segundo a psicóloga da Uopeccan de Umuarama, Aline da Silva Freire, tentar equilibrar o tratamento e a rotina não é uma tarefa fácil, devido os sintomas colaterais e dependendo da atividade realizada pelo paciente torna-se inviável sua permanência. 

“Para aqueles que conseguem manter-se em suas atividades laborais, observa-se que a maneira como lidam com o diagnóstico e o tratamento são diferenciadas, uma vez que o foco não está concentrado somente na nova rotina de exames, consultas e acompanhamentos e consequentemente sentem-se ativos, útil e confiantes”, alegou a especialista.

Lembrando que é importante que o paciente saiba respeitar cada fase que se encontra, o susto e o medo inicial ao saber do câncer são comuns, as oscilações de humor, os momentos de tristeza e dúvidas também.

“Somos seres únicos e cada organismo reage de uma forma, porém, com informação e assistência necessária, os pacientes vão demonstrando confiança na equipe e consequentemente em si mesmo e no tratamento, o que ajuda na construção de uma nova autoimagem, melhorando sua autoestima e sua forma de se relacionar consigo mesmo e o mundo”, finalizou.

MAMOGRAFIA

Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan. Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.