Frente fria chega ao Paraná com previsão de geada generalizada e mínimas negativas no Centro-Sul e Sudoeste do Estado (Foto Danilo Martins/OBemdito)
O Paraná vai enfrentar uma virada brusca no tempo a partir desta quarta-feira (28), com forte queda nas temperaturas em praticamente todas as regiões. O avanço de uma massa de ar polar após a passagem de uma frente fria trará mínimas até 15°C mais baixas que nos dias anteriores e aumentará o risco de geada generalizada até a sexta-feira (30).
Nas regiões Oeste, Norte e Noroeste, que vinham registrando tardes quentes até esta terça-feira (27), o clima muda radicalmente. Em Toledo, por exemplo, que tem média histórica de 17,7°C para maio, as temperaturas registradas até agora chegaram a 22,1°C — 4,3°C acima da média. Com a mudança no clima, a cidade deve registrar mínima de 5°C e máxima de 14°C na sexta-feira, uma queda de 14°C em relação ao início da semana.
Em Capanema, a queda também será expressiva: de 28°C de máxima nesta terça para apenas 14°C na quinta-feira, e mínimas que podem chegar a 5°C. Já Paranavaí, no Noroeste, vai de 28°C para 14°C na máxima e deve registrar uma mínima de 6°C — metade da menor temperatura registrada até agora em 2025.
No Norte Pioneiro, Santo Antônio da Platina enfrentará uma queda de até 12°C nas mínimas e 11°C nas máximas, com temperaturas chegando a 5°C na sexta-feira. Já em Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul, a temperatura mínima deve despencar de 18°C para 3°C, com máxima de apenas 14°C.
Mesmo Curitiba, acostumada com o frio, sentirá a diferença. A capital paranaense deve registrar mínima de 3°C na sexta-feira, o que representará 6°C a menos do que a menor temperatura do ano até agora, de 9,4°C.
A previsão do Simepar também aponta para risco elevado de geada na quinta e sexta-feira. Os Campos Gerais, a região Central, o Sudeste e o Sudoeste devem ter geada de moderada intensidade, com risco forte nas microrregiões de Palmas e General Carneiro. Apenas o Litoral deve escapar das baixas temperaturas.
“Na próxima semana o crescimento da temperatura será lento. Ainda fará frio durante as madrugadas e manhãs”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar. O instituto recomenda que produtores e moradores acompanhem o Alerta Geada, serviço disponível no site do Simepar, que informa a possibilidade de ocorrência e a intensidade do fenômeno com até 72 horas de antecedência.
Segundo os dados do Simepar, 71% dos municípios paranaenses registraram desmatamento zero em áreas de Mata Atlântica em 2024 — fator que influencia na conservação dos microclimas locais, como a formação de geadas.
A massa polar também marcará um novo padrão no comportamento térmico típico do outono: ao contrário do habitual, em que as temperaturas sobem ao longo do dia, desta vez as máximas ocorrerão pela manhã e cairão ao longo do dia. Com ventos intensos, a sensação térmica será ainda mais baixa em várias regiões.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais