Justiça Eleitoral confirmou fraude à cota de gênero após candidatura feminina com votação irrisória e sem campanha efetiva; Lucas Grau, atual vereador pelo partido, é o principal político atingido pela manifestação (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A Procuradoria Eleitoral – que corresponde ao Ministério Público Eleitoral de 2º Grau – opinou diante do Recurso Eleitoral proposto pelo vereador Lucas Grau e pelos demais candidatos a vereador do Partido Novo de Umuarama e, assim, manteve a cassação dos diplomas de candidatos do partido em Umuarama por fraude à cota de gênero.
A manifestação, fundamentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), confirmou que a candidatura de Juliana Clara Monico à vereadora em 2024 foi usada apenas para cumprir formalmente a exigência legal de 30% de mulheres na disputa, sem intenção real de campanha.
A sentença, agora ratificada, destacou que Juliana obteve apenas 5 votos — a menor votação entre todos os candidatos a vereador no município —, não realizou atos de campanha e declarou apenas R$ 245 em gastos eleitorais. Além disso, a candidata atuou em apoio ao marido, também candidato pelo mesmo partido, reforçando a tese de fraude.
O caso foi denunciado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que alegou violação ao art. 10, §3º da Lei Eleitoral (9.504/97). A defesa do Partido Novo argumentou que não houve má-fé, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) considerou provados os indícios de candidatura “laranja”, seguindo jurisprudência do TSE (Súmula 73).
O MPE ressaltou que a fraude à cota de gênero distorce a representatividade política e enfraquece a participação feminina na democracia. A decisão serve de alerta para partidos que burlam a regra com candidaturas simbólicas.
Agora, o recurso vai para análise dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que ainda vão marcar a data para pautar o julgamento, porém, a situação do Partido Novo fica cada vez mais díficil.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais