Foto: Arquivo OBemdito
O Hospital Norospar divulgou às 17h19 desta sexta-feira (23) uma nota de esclarecimento sobre a morte de um menino autista de 6 anos. O falecimento aconteceu na noite de quinta-feira (22), após um procedimento de ressonância magnética realizado em uma clínica particular de Umuarama. O hospital informa que a equipe recebeu o paciente em estado gravíssimo e empenhou todos os esforços para reverter a situação, mas ele acabou falecendo.
De acordo com o boletim de ocorrência, o menino ficou agitado no momento do exame e, por isso, foi recebeu sedação através de pulverização por inalador. Como não funcionou, a equipe da clínica teria utilizado anestesia por seringa.
Logo após a administração do anestésico, a criança perdeu a consciência e não apresentava batimentos cardíacos. A clínica acionou o Samu. Em seguida, a equipe de socorristas conseguiu reanimar o menino e o transferiu com urgência ao Hospital Norospar.
Nota divulgada na manhã desta sexta-feira pela assessoria da Norospar informou que a confirmação da morte ocorreu às 20h14. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).
Na tarde desta sexta, às 17h19, a assessoria do Hospital Norospar divulgou uma nova nota de esclarecimento com mais informações sobre o falecimento do menino. Confira abaixo, na íntegra:
“O Hospital Norospar vem a público, com profundo pesar, esclarecer os fatos relacionados ao falecimento do paciente (…), de 6 anos, ocorrido na noite de ontem, 22 de maio.
O referido paciente estava em uma clínica de imagem, para a realização de um exame eletivo (ressonância magnética). Durante a realização do procedimento, apresentou quadro súbito de hemorragia pulmonar grave (sangramento pulmonar), evoluindo rapidamente com uma parada cardiorrespiratória.
Imediatamente, a equipe médica presente, incluindo a anestesista responsável, iniciou as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, realizando a intubação orotraqueal e promovendo estabilização clínica.
Devido à gravidade do quadro, o paciente foi transferido em estado gravíssimo ao Hospital Norospar, onde recebeu todo o suporte necessário da equipe de pronto socorro e UTI Pediátrica. Além do atendimento médico intensivo, a equipe de psicologia e assistência social foi prontamente acionada para acolher e oferecer apoio aos pais e familiares.
Infelizmente, apesar de todos os esforços empreendidos pela equipe multiprofissional e dos recursos disponíveis, a criança evoluiu a óbito em decorrência do agravamento do seu estado clínico.
O Hospital Norospar solidariza-se profundamente com os familiares e amigos, estendendo seus sentimentos de pesar e consternando-se, junto à comunidade, diante dessa irreparável perda. Reiteramos nosso compromisso com a ética, a transparência e a humanização no atendimento aos nossos pacientes e familiares.
Umuarama, 22/05/2025.
Dr. Fernando Sakata Belizario – Diretor Clínico – Hospital Norospar
Dr Kelson Rudy Ferrarini – Coordenador da Pediatria – Hospital Norospar
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do óbito do menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O delegado Leonardo Martinez, responsável pelo caso, disse que o inquérito vai reunir documentos médicos. Além disso, a investigação coletará depoimentos de profissionais envolvidos e laudos técnicos para esclarecer as causas da morte. “Até a conclusão do inquérito, não há confirmação oficial sobre a causa do óbito ou eventuais responsabilidades criminais”, afirmou o delegado.
A família da criança é de Tapejara. OBemdito manteve contato com o Secretário de Saúde do município na manhã desta sexta-feira. Ele disse que enviaria uma nota com os esclarecimentos sobre o caso, porém, a reportagem não recebeu as informações até o fechamento deste conteúdo. Posteriormente o jurídico encaminhou uma nota de esclarecimento. Confira mais abaixo.
OBemdito também manteve contato com a clínica onde ocorreu o exame. Entretanto, a pessoa que conversou com a reportagem informou que a empresa não iria se manifestar sobre o caso.
A Prefeitura de Tapejara encaminhou uma nota de esclarecimento a OBemdito no horário de 19h26 desta sexta-feira. O procurador jurídico da gestão, Maurício Gonçalves Pereira, assina o documento.
Na nota, a Prefeitura informa que o Município prestava tratamento ao menino através de consultas especializadas, exames, medicação e atendimento com fonoaudiólogo. Por fim, o Executivo lamenta o acontecimento e afirma que está disponível para quaisquer esclarecimentos. Confira abaixo a nota na íntegra:
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais