Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama, junto com outros integrantes da Associação dos Municípios da Região Entre Rios (Amerios), participará de um convênio com a Itaipu Binacional para conservação de estradas rurais, microbacias e curvas de nível. O prefeito Hermes Pimentel e o diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio, participaram de uma reunião com prefeitos, técnicos ambientais e agropecuários e o gestor de bacias da companhia de geração de energia, Marcelo Uliana.
A finalidade do convênio é a recuperação de nascentes e a preservação os córregos e rios que formam a bacia do Rio paraná e abastecem o lago da hidrelétrica – cursos d’água de mais de 200 municípios das regiões Oeste e Noroeste deságuam no rio Paraná e despejam toneladas de sedimentos que, acumulados ao longo dos anos, podem comprometer a saúde do lago de Itaipu.
Conforme o presidente da Amerios, prefeito Marcos Alex (de Icaraíma), apenas três municípios da região – Brasilândia do Sul, Francisco Alves e Altônia – são atendidos com o convênio. “Queremos incluir mais 10 municípios agora e, futuramente, estender os benefícios para todos os integrantes da associação. Além de recuperar e conservar as nossas nascentes, teremos um apoio financeiro importante para conservar estradas e curvas de nível”, destacou.
O prefeito Hermes Pimentel disse que Umuarama não será beneficiada pelo convênio neste momento, mas garantiu que o município vai participar. “Existem locais com maior necessidade de conservação de estradas. Nossas equipes têm feito um bom trabalho nessa área, por isso podemos participar do convênio a partir do ano que vem”, afirmou. O atendimento será feito através de termos de cooperação entre Itaipu e consórcios ambientais, como o Cibax e o Coripa, com o aval da Amerios.
Pela proposta, a companhia vai arcar com 50% dos custos dos serviços até o limite de R$ 5 milhões. A estimativa é atender 140 quilômetros de estradas, implantação de um grande volume de curvas de nível e obras para recuperação de nascentes. A finalidade é produzir mais água de qualidade, sem sedimentos, para recuperar a bacia do rio Paraná e assegurar a produção energética.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais