Umuarama

Umuarama fará parte de programa da Itaipu para conservação de estradas

A Prefeitura de Umuarama, junto com outros integrantes da Associação dos Municípios da Região Entre Rios (Amerios), participará de um convênio com a Itaipu Binacional para conservação de estradas rurais, microbacias e curvas de nível. O prefeito Hermes Pimentel e o diretor de Meio Ambiente do município, Rubens Sampaio, participaram de uma reunião com prefeitos, técnicos ambientais e agropecuários e o gestor de bacias da companhia de geração de energia, Marcelo Uliana.

A finalidade do convênio é a recuperação de nascentes e a preservação os córregos e rios que formam a bacia do Rio paraná e abastecem o lago da hidrelétrica – cursos d’água de mais de 200 municípios das regiões Oeste e Noroeste deságuam no rio Paraná e despejam toneladas de sedimentos que, acumulados ao longo dos anos, podem comprometer a saúde do lago de Itaipu.

Conforme o presidente da Amerios, prefeito Marcos Alex (de Icaraíma), apenas três municípios da região – Brasilândia do Sul, Francisco Alves e Altônia – são atendidos com o convênio. “Queremos incluir mais 10 municípios agora e, futuramente, estender os benefícios para todos os integrantes da associação. Além de recuperar e conservar as nossas nascentes, teremos um apoio financeiro importante para conservar estradas e curvas de nível”, destacou.

O prefeito Hermes Pimentel disse que Umuarama não será beneficiada pelo convênio neste momento, mas garantiu que o município vai participar. “Existem locais com maior necessidade de conservação de estradas. Nossas equipes têm feito um bom trabalho nessa área, por isso podemos participar do convênio a partir do ano que vem”, afirmou. O atendimento será feito através de termos de cooperação entre Itaipu e consórcios ambientais, como o Cibax e o Coripa, com o aval da Amerios.

Pela proposta, a companhia vai arcar com 50% dos custos dos serviços até o limite de R$ 5 milhões. A estimativa é atender 140 quilômetros de estradas, implantação de um grande volume de curvas de nível e obras para recuperação de nascentes. A finalidade é produzir mais água de qualidade, sem sedimentos, para recuperar a bacia do rio Paraná e assegurar a produção energética.

(Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

18 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

44 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais