Umuarama

Umuarama tem 2,7 mil domicílios sem luz na manhã desta quinta-feira

A Copel divulgou informações sobre a falta de energia elétrica em toda a região Noroeste. Um forte temporal atingiu várias cidades próximas a Umuarama – e também em outras regiões do Paraná.

A tempestade causou estragos, como destelhamento de residências, alagamentos, queda de árvores e de postes (confira aqui). Em Umuarama, a Copel informa que por volta das 10h havia 2,7 mil domicílios sem luz, o que representa perto de 5% das ligações atendidas na cidade

Confira abaixo a nota da Copel:

O temporal severo que atingiu o Paraná desde o início na madrugada provocou grandes estragos na rede elétrica das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste.  Em todo o Noroeste, 170 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido durante a passagem do evento climático.

Nove torres da linha de alta tensão que liga Assis a Umuarama foram ao chão. As equipes de manutenção e emergência estão trabalhando desde a madrugada na reconstrução das redes para restabelecer o fornecimento aos 87 mil domicílios que permanecem sem energia em toda a região.

Mais de 90 circuitos de média tensão sofreram danos, principalmente devido à queda de galhos e de árvores inteiras sobre as redes. No momento, o atendimento prioritário é dedicado às redes que atendem hospitais e unidades de saúde, além da recomposição das fontes de alimentação a 15 municípios que tiveram o fornecimento quase totalmente interrompido.

São eles: Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Farol, Francisco Alves, Mariluz, Mato Rico, Mirador, Moreira Sales, Nova Olímpia, Porto Rico, Querência do Norte, Rancho Alegre do Oeste, Santo Antônio do Caiuá, São Pedro do Paraná e Tapira.

Equipes de outras regiões do Estado estão em deslocamento para auxiliar na recomposição do fornecimento, trabalho que deve se estender para os próximos dias.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Atualização às 13h:

Esclarecimento: As torres que foram derrubadas ficam entre Jesuítas e Carajás, próximo a Assis Chateaubriand, no oeste paranaense. Sua reconstrução será importante para a recomposição do sistema de alta tensão e para garantir a flexibilidade de operação do sistema, pois elas entregam energia a três subestações, que estão sendo abastecidas por outras fontes. Ou seja, a queda das torres não está causando diretamente falta de luz aos consumidores.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

3 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais