Umuarama

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com a reeleição e amplia mandatos para cinco anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para cargos do Executivo. A mudança atinge presidente da República, governadores e prefeitos. O texto segue agora para votação no plenário do Senado Federal.

Além do fim da recondução, a PEC 12/2022 propõe que os mandatos passem a ter duração de cinco anos. A medida vale para todos os cargos do Executivo, deputados e vereadores. A proposta também prevê unificar as eleições em 2034, encerrando o atual modelo com votações a cada dois anos.

Inicialmente, o texto aumentava o mandato dos senadores de oito para dez anos. Após críticas, o relator Marcelo Castro (MDB-PI) reviu a proposta. O novo texto determina que senadores também cumpram mandatos de cinco anos, como os demais cargos.

Para adequar a transição, os senadores eleitos em 2030 terão mandatos de nove anos. Assim, a partir de 2039, todos os mandatos serão de cinco anos. Outra mudança é a escolha simultânea dos três senadores por estado, diferentemente do modelo atual, em que dois são eleitos em uma eleição e o terceiro, na seguinte.

A transição para o fim da reeleição será gradual. Em 2026, continuam válidas as regras atuais. Em 2028, prefeitos poderão tentar a reeleição pela última vez. Os eleitos terão mandato de seis anos, permitindo a unificação das eleições em 2034.

Em 2030, governadores poderão concorrer novamente. Após essa data, a recondução será totalmente proibida.

Segundo parlamentares, a reeleição favorece quem está no cargo, desequilibrando a disputa. Marcelo Castro afirmou que a prática trouxe prejuízos à administração pública e contrariou a tradição republicana brasileira.

A possibilidade de reeleição foi instituída em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que se beneficiou da medida em 1998. Nenhum senador votou contra a proposta, que deve ser debatida no plenário nas próximas semanas.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

19 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

45 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

57 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais