Umuarama

Aposentada denuncia envenenamento de gatos na rua José Honorário Ramos

A professora aposentada Maria Matilde Capelaro entrou em contato com OBemditona tarde desta terça-feira (27) para tornar público o envenenamento de pelo menos seis dos 30 gatos que cuida em sua casa, na rua José Honório Ramos, em Umuarama. 

A ação criminosa aconteceu em menos de 24 horas. Cinco dos seis animais morreram e um outro segue agonizando. “É uma situação terrível ver tamanho sofrimento”, disse Matilde. 

Há algum tempo ela já tinha percebendo o desaparecimento de outros bichanos. “Eu até pensei que alguém tivesse levado em adoção, mas agora vejo que também foram mortos”, lamentou.

Matilde tem câmeras em frente a casa e informou que vai procurar a polícia para a responsabilização do criminoso. “Eu prefiro não apontar suspeitos, mas é muito cruel esse tipo de atitude. Pelas câmeras dá para ver perfeitamente quando jogam alguma comida envenenada para os bichinhos”.

O amor da professora pelos animais é antigo. Eles foram chegando aos poucos e levaram Matilde a transformar uma estufa que era da mãe, já falecida, em gatil. O local chegou a ser batizado pela aposentada como Pensão do “Fica Quem Quer”. 

Todos os peludos que chegam recebem alimentação e podem permanecer o tempo que desejarem. Matilde, sempre que pode, leva os bichos para castração, o que acaba pesando no seu orçamento. 

“Eu quero fazer um apelo para que quem estiver envenenando esses indefesos que reflita sobre a dor que está causando. Os animais sofrem assim como nós, mas não as oportunidades de socorro que nós temos. Sejamos humanos, com mais amor no coração”.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Após sensação térmica de 40ºC, chuva chega a Umuarama na noite deste sábado

O sábado (24) foi de calor em Umuarama e a chuva chegou no período da…

1 hora ago

Sorriso no rosto e fé na vida marcam história de mulher que venceu o câncer de mama em Umuarama

A empresária Angélica Tatiana Munhoz Leme Barradas, 48 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de…

3 horas ago

Datafolha: Flávio com 51% e Lula com 49% dos votos válidos têm empate técnico

O Datafolha divulgou neste sábado (24), véspera do segundo turno das Eleições 2026, nova pesquisa…

3 horas ago

Morador de Douradina é preso por furto de ovelhas e aves de sítio em Maria Helena

A Polícia Militar (PM) prendeu em flagrante um morador de Douradina pelo furto de animais…

4 horas ago

Aciu Mulher promove encontro no dia 27 sobre acolhimento e direitos no câncer

Evento alusivo ao Outubro Rosa reunirá mulheres com experiências relacionadas ao câncer no dia 27…

5 horas ago

Comunicação das baleias: o que os sons revelam no oceano

A comunicação das baleias debaixo d'água depende de um sofisticado repertório de sons. Como a…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais