Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Aline Reis Publisher do OBemdito

Prefeitura vai contratar empresa para realizar certificação da operação no aeroporto

Anac diz que processo de certificação está interrompido desde abril porque Prefeitura não sanou pendências

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Prefeitura vai contratar empresa para realizar certificação da operação no aeroporto
Aline Reis - OBemdito
Publicado em 16 de outubro de 2021 às 11h07 - Modificado em 17 de outubro de 2021 às 13h13
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Ainda não há previsão para que o aeroporto Orlando de Carvalho, em Umuarama, comece e receber voos comerciais. O impasse ocorre por conta de pendências da documentação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme apurou OBemdito.

A obra recebeu aporte de R$ 18 milhões investidos em alvenaria e equipamentos, conforme afirmou a Prefeitura.

O aeroporto está inscrito no cadastro da Anac e aberto ao tráfego aéreo, todavia, o processo de certificação operacional está interrompido, até que ocorra a manifestação do operador em relação às pendências identificadas pela Anac.

A Agência aguarda a manifestação desde abril deste ano. Em nota a Anac disse que “Independentemente dessa questão, destaca-se que não há impedimento, em relação à segurança operacional, para o recebimento de voos comerciais, desde que observadas as condições operacionais e características atuais do aeródromo”.

Para resolver a situação, a Prefeitura de Umuarama irá licitar a contratação de uma empresa especializada, que além de preparar as adequações necessárias também será responsável pelo gerenciamento do local.

Ainda não há prazo para que o edital da licitação seja publicado e por essa razão não é possível adiantar qual o valor. A Prefeitura está fazendo orçamentos com empresas da área com objetivo de ter parâmetros.

“Isso [funcionamento do aeroporto] é uma prioridade do prefeito Pimentel. Assumimos há poucos dias e estamos dando celeridade a esse processo, que é importante para o desenvolvimento de Umuarama”, defendeu o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.