Fotos: Ilustrativa/EyeEm/Freepik
Pela primeira vez em sete anos, um nome feminino foi o mais escolhido pelos brasileiros na hora de registrar os filhos. Em 2024, Helena assumiu a liderança do ranking de nomes de bebês com 22.533 registros, de acordo com levantamento da Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).
A última vez que um nome de menina havia liderado o ranking foi em 2016, quando Maria Eduarda figurou como o nome mais registrado em bebês no país. Desde então, nomes masculinos vinham ocupando o primeiro lugar da lista. O nome Helena desbancou Miguel, que esteve no topo nos últimos quatro anos consecutivos.
A preferência por Helena não surgiu do nada. O nome vem crescendo de forma constante ao longo dos últimos anos. Em 2015, ocupava a 45ª posição no ranking. Em 2017, subiu para o 21º lugar, passando para 15º em 2019. Já em 2020, assumiu a liderança entre os nomes femininos, sendo superado apenas em 2022 por Maria Alice.
Apesar de sua ascensão recente, Helena já foi muito popular no passado. Na década de 1950, era um dos nomes mais escolhidos no Brasil. Segundo dados da Arpen-Brasil, ao longo da história, mais de 444.498 brasileiras já foram registradas com esse nome.
Além de Helena, outros nomes femininos estiveram entre os mais registrados em 2024. Os destaques incluem:
A tradição dos nomes compostos com Maria segue firme entre os mais escolhidos. Maria Cecília teve 13.954 registros e Maria Alice, 12.724 registros.
Entre as novidades que vêm ganhando espaço entre os registros de meninas estão Aurora (11.031), Antonella (9.723) e Ísis (9.524).
No caso dos meninos, Miguel continua sendo o nome mais popular, com 22.142 registros, logo atrás de Helena na classificação geral. Em seguida, aparecem:
Na nona e décima posições aparecem Bernardo (14.398 registros) e Samuel (12.861 registros), que se destacam por serem os dois únicos nomes do top 10 com mais de duas sílabas.
Os dados divulgados fazem parte da base do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil. A plataforma oferece ferramentas para consulta de nomes simples ou compostos e permite que o usuário filtre os resultados por regiões, estados e municípios.
O ranking mostra como a escolha de nomes no Brasil é influenciada por modismos, cultura pop, tradição familiar e até religião, refletindo o espírito de cada época — e, em 2024, quem brilhou mesmo foi Helena.
Leia também: Como tirar manchas de desodorante sem danificar suas roupas
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais