Tempestades devem atingir o Sul do Paraná com acumulados de até 70 mm entre quarta e quinta-feira, segundo o Simepar (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Uma nova frente fria começou a se formar nesta terça-feira (20) e já influencia o clima em parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sistema deve atravessar o território paranaense nos próximos dias, trazendo tempestades, queda nas temperaturas máximas e instabilidade climática, especialmente na metade Sul do Estado.
Entre quarta (21) e quinta-feira (22), as chuvas mais intensas estão previstas para as regiões Oeste, Sudoeste e Litoral, com volumes que podem variar entre 40 mm e 70 mm. Na metade Norte do Estado, também há previsão de precipitações, mas em forma de pancadas isoladas e com menor intensidade.
O Simepar monitora as condições atmosféricas com apoio de uma estrutura composta por 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas elétricas. Os dados são fundamentais para orientar ações de Defesa Civil e de outros órgãos estaduais diante de eventos climáticos extremos como tempestades, alagamentos, deslizamentos, secas e incêndios.
Apesar da queda nas temperaturas ao longo da semana, a previsão é de que o tempo volte a esquentar no fim de semana em algumas regiões do Paraná, com o afastamento da frente fria.
A previsão do tempo para os 399 municípios do Estado pode ser acompanhada no site do Simepar, que é atualizado duas vezes ao dia. As informações incluem previsão de chuvas, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e ventos, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.
Como o comportamento da atmosfera pode mudar rapidamente, o Simepar recomenda o acompanhamento diário das análises meteorológicas feitas por especialistas, disponíveis na página inicial do site, nas redes sociais e no canal de WhatsApp da instituição. Esses boletins oferecem explicações contextualizadas sobre os dados técnicos e as alterações previstas para cada região do Estado.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais