Umuarama

Cavalgada dos Amigos em Serra dos Dourados reúne mais de 3 mil cavaleiros

O distrito de Serra dos Dourados, em Umuarama (PR), foi palco da 16° Cavalgada dos Amigos, neste domingo (18), um dos eventos mais esperados da cultura rural da região. A edição deste ano contou com a presença de mais de 3.500 cavaleiros vindos de diversas cidades do Paraná, como Toledo, Maringá, Londrina e Cascavel. A mobilização, segundo os organizadores, mostra a força da tradição sertaneja e o espírito comunitário da localidade.

“A cavalgada tem como objetivo principal reunir famílias, amigos e apaixonados pela vida no campo num momento de celebração e confraternização”, explicam os organizadores. De fato, o clima durante a cavalgada foi de alegria e pertencimento. O apoio da comunidade local foi decisivo para o sucesso da festa, que já faz parte do calendário cultural de Serra dos Dourados.

Incidentes na noite anterior geram repercussão

Apesar do sucesso no domingo, a noite anterior ao evento foi marcada por confusão e comportamentos que geraram preocupação entre os organizadores e moradores do distrito. No sábado (17), vídeos que circularam pelas redes sociais mostraram tumultos e atos obscenos durante uma festa de rua em Serra dos Dourados.

Diante das imagens, a organização do evento enviou uma nota para OBemdito, deixando claro que não compactua com os episódios de vandalismo e violência registrados. A manifestação pública teve como objetivo preservar a imagem da cavalgada e esclarecer que os incidentes não têm relação com a proposta do evento oficial.

Nota de repúdio da organização

” A Comissão Organizadora da 16° Cavalgada dos Amigos de Serra dos Dourados vem a público agradecer a todos os participantes, amigos e colaboradores, as diversas Comitivas do nosso querido estado do Paraná, Comitiva de Teodoro Sampaio do estado vizinho São Paulo, Criadores e domadores de Muares e Equinos, Comunidade de Serra dos Dourados, visitantes, Policia Militar e Guarda municipal e autoridades presentes. O evento que ocorreu no domingo 18 de maio no período da manhã e início da tarde contou com mais de 3.500 cavaleiros, amazonas e muladeiros, e vale destacar que a maioria participou na companhia de seus familiares e amigos enaltecendo ainda mais o verdadeiro sentido da Cavalgada que é reviver a tradição boiadeira que é a história viva do nosso passado recente e que perdurará graças a eventos desta natureza.

Aos participantes e visitantes foi servido almoço com churrasco a vontade gratuitamente para coroar essa imensa confraternização ao ar livre. Lamentamos e repudiamos profundamente que paralelo ao evento, e sem nenhuma relação com o mesmo, pessoas de má-fé e índole questionável, promoveram algazarras, e cenas lamentáveis pelas ruas da cidade, cabendo a estes a ação das forças de segurança e o rigor da lei para que não se repita.”

Organização promete reforço na segurança

Em resposta aos acontecimentos do sábado, os organizadores afirmaram que estão estudando novas medidas para reforçar a segurança nas próximas edições do evento. A ideia é garantir que a cavalgada continue sendo um espaço de alegria e confraternização, sem que episódios de violência comprometam a tradição.

Apesar dos incidentes isolados, o evento do dia 18 foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

21 minutos ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

2 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

4 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

5 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

6 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais