Brasil

Gripe aviária não deve afetar preço da carne de frango, diz ministro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o recente surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul não deve impactar o preço da carne de frango no Brasil.

Segundo ele, a expectativa é de estabilidade no mercado, mesmo diante das suspensões de exportação para dezenas de países. “Pode haver pequenas variações, mas não vejo impacto significativo. Em pouco tempo, os embarques serão redirecionados”, disse o ministro.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2024, foram embarcadas 5,2 milhões de toneladas para 151 países, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Mais de 35% da produção nacional é destinada ao exterior.

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul respondem por 78% das exportações. Entre os principais compradores estão China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e União Europeia.

Fávaro explicou que, como 70% da produção fica no mercado interno, o impacto da suspensão afeta apenas uma fração do total. O ministro também destacou que muitos países impuseram restrições apenas ao estado afetado, não ao território nacional.

O Ministério da Agricultura confirmou dois focos da doença no Rio Grande do Sul: um em uma granja de Montenegro e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul. Outros sete casos estão sob investigação. Três já foram descartados.

Até agora, 17 mil aves foram abatidas, e 70 mil ovos foram destruídos. A pasta mapeia todos os ovos férteis enviados da granja afetada nos últimos 28 dias.

Dezenove países, incluindo México, China, União Europeia e Coreia do Sul, suspenderam temporariamente as importações. A maioria das restrições foi imposta com base em protocolos sanitários bilaterais.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, afirmou que não há unidades de produção próximas aos focos, o que reduz o risco de disseminação.

Carlos Fávaro reforçou a confiança no sistema sanitário brasileiro. “Temos um dos sistemas de defesa agropecuária mais eficazes do mundo”, afirmou. Ele lembrou que o vírus da gripe aviária circula globalmente desde 2006, mas só agora atingiu planteis comerciais no país.

Desde maio de 2023, mais de 2 mil investigações foram realizadas para monitorar a influenza aviária. Segundo o governo, a resposta rápida e a transparência no processo reforçam a credibilidade internacional do sistema agropecuário brasileiro.

(OBemdito com Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

6 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

7 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

7 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

8 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

8 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais