Brasil

Brasil confirma dois casos de gripe aviária e investiga focos em quatro Estados

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, nesta segunda-feira (19), dois focos de gripe aviária no Brasil. Os registros foram feitos no Rio Grande do Sul, em uma granja comercial de Montenegro e no zoológico de Sapucaia do Sul.

Além dos casos confirmados, o governo investiga outros seis focos suspeitos da doença em diferentes regiões do país. Dois deles estão em granjas comerciais nos estados do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais são criações domésticas e de subsistência localizadas em Sergipe, Ceará, Mato Grosso e no próprio Rio Grande do Sul.

As informações foram divulgadas pelo painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, mantido pelo ministério. Os dados foram atualizados na manhã de hoje.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforçou a importância da vigilância e da transparência na contenção da doença. “Todos os fiscais e sistemas estaduais estão em alerta para qualquer tipo de suspeita – e a própria população também”, afirmou.

Fávaro orienta que qualquer sintoma em aves, seja em criações comerciais ou de fundo de quintal, deve ser comunicado de imediato ao ministério. “A gente vai lá, investiga, bloqueia e informa. Isso mostra que o sistema funciona”, disse o ministro.

Segundo ele, o sistema brasileiro de defesa sanitária animal é reconhecido internacionalmente. “É assim que vamos superar esse momento difícil e retomar a normalidade o mais rápido possível.”

O país ainda mantém o status de livre de gripe aviária em aves comerciais perante a Organização Mundial de Saúde Animal. No entanto, as confirmações aumentam o estado de alerta no setor avícola, com impacto potencial nas exportações.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

40 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais