Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados/Claudio Reis/RICTV
Vinte e um deputados federais e dois senadores do Paraná já assinaram o pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta partiu da oposição, que formalizou o requerimento na última segunda-feira (12).
O objetivo da CPMI é apurar irregularidades envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, além de fraudes estruturadas dentro do órgão. O pedido já reúne as assinaturas necessárias, mas a instalação ainda depende de leitura em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A iniciativa foi apresentada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Entre os parlamentares paranaenses que assinaram o pedido estão nomes como Beto Richa (PSDB), Sargento Fahur (PSD) e Luciano Ducci (PSB).
Além deles, assinaram os deputados: Luísa Canziani, Reinhold Stephanes, Rodrigo Estacho, Luciano Alves (todos do PSD); Vermelho, Tião Medeiros, Dilceu Sperafico, Pedro Lupion e Ricardo Barros (PP); Luiz Carlos Hauly (Podemos); Felipe Francischini, Matheus Laiola, Padovani e Geraldo Mendes (União); Diego Garcia (Republicanos); Sergio Souza (MDB); Giacobo e Felipe Barros (PL).
No Senado, Sergio Moro (União) e Flávio Arns (PSB) também aderiram ao requerimento. A lista foi confirmada por levantamento da produção do programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.
A discussão ocorre em meio ao aumento de denúncias de descontos não autorizados nos benefícios previdenciários. O governo estima que 9 milhões de segurados foram afetados e estão sendo contatados por meio do aplicativo Meu INSS para informar as irregularidades.
Segundo o Ministério da Previdência, os beneficiários prejudicados serão ressarcidos pelos valores descontados de forma indevida entre março de 2020 e março de 2025. O atendimento será ampliado com o apoio dos Correios, que devem disponibilizar suas 8,5 mil agências para registro das reclamações presenciais.
A pressão por apuração cresce, e a CPMI promete ser um dos principais focos do Congresso nos próximos meses.
(OBemdito com informações RICTV)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais