Paraná

Deputados do Paraná pedem CPMI contra fraudes no INSS

Vinte e um deputados federais e dois senadores do Paraná já assinaram o pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta partiu da oposição, que formalizou o requerimento na última segunda-feira (12).

O objetivo da CPMI é apurar irregularidades envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, além de fraudes estruturadas dentro do órgão. O pedido já reúne as assinaturas necessárias, mas a instalação ainda depende de leitura em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A iniciativa foi apresentada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Entre os parlamentares paranaenses que assinaram o pedido estão nomes como Beto Richa (PSDB), Sargento Fahur (PSD) e Luciano Ducci (PSB).

Além deles, assinaram os deputados: Luísa Canziani, Reinhold Stephanes, Rodrigo Estacho, Luciano Alves (todos do PSD); Vermelho, Tião Medeiros, Dilceu Sperafico, Pedro Lupion e Ricardo Barros (PP); Luiz Carlos Hauly (Podemos); Felipe Francischini, Matheus Laiola, Padovani e Geraldo Mendes (União); Diego Garcia (Republicanos); Sergio Souza (MDB); Giacobo e Felipe Barros (PL).

No Senado, Sergio Moro (União) e Flávio Arns (PSB) também aderiram ao requerimento. A lista foi confirmada por levantamento da produção do programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.

A discussão ocorre em meio ao aumento de denúncias de descontos não autorizados nos benefícios previdenciários. O governo estima que 9 milhões de segurados foram afetados e estão sendo contatados por meio do aplicativo Meu INSS para informar as irregularidades.

Segundo o Ministério da Previdência, os beneficiários prejudicados serão ressarcidos pelos valores descontados de forma indevida entre março de 2020 e março de 2025. O atendimento será ampliado com o apoio dos Correios, que devem disponibilizar suas 8,5 mil agências para registro das reclamações presenciais.

A pressão por apuração cresce, e a CPMI promete ser um dos principais focos do Congresso nos próximos meses.

(OBemdito com informações RICTV)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

17 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

33 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

54 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais