A celebração reforça o vínculo do Umuaraminha com a identidade cultural de Umuarama e homenageia a trajetória de um personagem que há mais de três décadas encanta gerações de moradores (Foto assessoria)
O Centro Cultural Vera Schubert foi palco, na noite desta quarta-feira (7), de uma cerimônia repleta de emoção e memórias afetivas em homenagem aos 35 anos da oficialização do personagem Umuaraminha como símbolo do município de Umuarama.
O evento foi conduzido pelo secretário municipal de Cultura, Rodrigo Pereira, e teve como destaque o criador do indiozinho, o cartunista Marcos Vaz.
Rodrigo Pereira, entusiasta declarado do personagem, destacou a importância cultural do Umuaraminha, especialmente junto ao público infantil.
Ele relembrou a trajetória do indiozinho Xetá e a contribuição do cartunista, que levou o nome de Umuarama a nível estadual e nacional. “Conheço até o hino do Umuaraminha de cor”, afirmou o secretário, reforçando o carinho que a comunidade tem pelo símbolo municipal.
Visivelmente emocionado, Marcos Vaz falou sobre a responsabilidade de ter criado um personagem que, além de representar Umuarama, homenageia os povos originários da etnia Xetá, primeiros habitantes da região. “Ser símbolo de uma das melhores cidades do Brasil e ainda representar os povos originários é uma honra enorme”, afirmou.
A vice-prefeita Márcia Bononi, representando o prefeito Fernando Scanavaca, e a secretária de Educação, Letícia Labiak, também prestigiaram o evento e parabenizaram Vaz pela contribuição artística e cultural.
O Umuaraminha surgiu em 1986, dentro da Turma do Brilhante — conjunto de personagens inspirados nos amigos de infância de Vaz, moradores da Rua Arapongas.
Três anos depois, em 1989, por sugestão da professora Judith Barbisan (in memoriam), nasceu o Projeto Umuaraminha, com o objetivo de transformar o personagem em mascote da cidade.
Com apoio da socialite Cléa Larsen e o engajamento de diversos setores da sociedade local, a proposta chegou à Câmara Municipal. Foi por sugestão do então vereador Mário Rocha (também falecido) que o personagem foi incluído na Lei Orgânica Municipal, sendo oficializado em 5 de abril de 1990, com aprovação unânime dos vereadores e a sanção do então prefeito Alexandre Ceranto (in memoriam).
Durante a homenagem, uma exposição exibiu as diversas fases do indiozinho, desde seus primeiros traços até a versão atual, vestida com as cores da bandeira de Umuarama, mantendo sua essência indígena e a pureza da infância.
A celebração reforça o vínculo do Umuaraminha com a identidade cultural de Umuarama e homenageia a trajetória de um personagem que há mais de três décadas encanta gerações de moradores da Capital da Amizade.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais