Foto: Assessoria PMU
Diante da grande demanda por moradias de interesse social em Umuarama, o prefeito em exercício Hermes Pimentel elegeu entre suas prioridades administrativas batalhar pela construção de mil casas populares até o final de 2024. Ele aproveitou a viagem a Curitiba, nesta semana, para os primeiros contatos com a Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar).
A Diretoria de Habitação, ligada à Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, conta hoje com 10.330 cadastros. Há 5.325 famílias interessadas em moradias populares, 865 à espera de lotes subsidiados e 50 cadastros para condomínio do idoso. Além disso, 404 moradores requisitaram apoio do município para reformarem suas residências.
“A demanda é muito grande e pouco se fez no setor habitacional, nos últimos anos. Vamos lutar para atender ao menos uma parte dessas famílias conforme os critérios de avaliação da diretoria e com apoio da Cohapar e da Caixa Econômica Federal, que é o órgão financiador”, afirmou Pimentel.
Segundo ele, a Cohapar sinalizou positivamente para este projeto administrativo que deve evoluir a passos largos nos próximos meses. “Para isso devemos criar e estruturar, em breve, a Secretaria Municipal de Habitação”, anunciou o prefeito.
O último projeto habitacional realizado em Umuarama foi a implantação do Conjunto Habitacional Sonho Meu, na gestão do prefeito Moacir Silva – embora a última etapa tenha sido entregue em maio de 2017, pelo prefeito Celso Pozzobom.
Foram 603 casas da primeira etapa, inaugurada em 2014, mais 454 unidades na fase dois – totalizando 1.057 moradias para famílias que viviam em situação de risco ou pagando aluguel – e 394 lotes urbanizados, vendidos pelo município com preço subsidiado para os beneficiarem construírem suas casas.
Hoje o município conta com cerca de 400 lotes que podem ser utilizados em programas habitacionais. São 182 terrenos no Jardim Itália, adquiridos recentemente já com infraestrutura para a construção de moradias, e os demais resultam de áreas institucionais que pertencem à Prefeitura em vários loteamentos aprovados nos últimos anos.
“Partes dessas áreas já foram desmembradas em lotes e outras podem ter a mesma finalidade para a construção de moradias de interesse social”, explicou o secretário Isamu Oshima, de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos.
Conforme a Diretoria de Habitação, a Prefeitura protocolou pedido recente de inclusão de Umuarama no Programa Casa Fácil Paraná – Vida Nova, da Cohapar, que prioriza famílias que vivem em áreas irregulares, insalubres e em situação de vulnerabilidade social, que sejam atendidas em algum programa ou projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Temos algumas opções. Com boa vontade, esforço conjunto e o apoio dos nossos representantes políticos, podemos avançar na questão habitacional e atender mais famílias”, disse o prefeito Pimentel.
O deputado estadual Delegado Fernando acompanhou Pimentel na Cohapar.
CASA FÁCIL
A proposta do programa Casa Fácil é promover qualidade de vida através do acesso à moradia com a construção de unidades habitacionais subsidiadas em até 100%, projetos de requalificação da infraestrutura urbana, regularização fundiária e desfavelamento, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) do Paraná e parceria com os municípios.
O público são famílias residentes em assentamentos precários (que necessitem de realocação) e que vivam em situação de vulnerabilidade, com rendimento familiar não superior a três salários-mínimos que não sejam proprietárias de nenhum imóvel, entre outros critérios.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais