Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Os eleitores de todo o país que estão com pendências com a Justiça Eleitoral precisam regularizar sua situação e evitar o cancelamento do título eleitoral.
Estão com os títulos irregulares os eleitores que não votaram por três turnos consecutivos, não justificaram a ausência na votação e não pagaram as multas por ter deixado de votar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões eleitores estão nessa situação.
A Justiça Eleitoral cancelará o título daqueles que ainda tiverem pendências. Há ainda outras restrições. A pessoa com irregularidade não pode tirar passaporte ou carteira de identidade. Também não é possível renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.
O serviço de regularização é presencial, nos cartórios eleitorais. Os eleitores também podem acessar o site da Justiça Eleitoral na internet ou o aplicativo e-Título. Para saber se está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado, o cidadão deve clicar no menu “Consultar a situação eleitoral”.
Em seguida, o eleitor deve pagar as multas pela ausência. O pagamento acontece através de boleto, Pix ou cartão. É possível acompanhar o processamento do pedido de regularização eletronicamente.
O cancelamento não vale para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Nesses casos, o voto é facultativo.
(Informações: Agência Brasil)
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais