Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Os eleitores de todo o país que estão com pendências com a Justiça Eleitoral precisam regularizar sua situação e evitar o cancelamento do título eleitoral.
Estão com os títulos irregulares os eleitores que não votaram por três turnos consecutivos, não justificaram a ausência na votação e não pagaram as multas por ter deixado de votar. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões eleitores estão nessa situação.
A Justiça Eleitoral cancelará o título daqueles que ainda tiverem pendências. Há ainda outras restrições. A pessoa com irregularidade não pode tirar passaporte ou carteira de identidade. Também não é possível renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.
O serviço de regularização é presencial, nos cartórios eleitorais. Os eleitores também podem acessar o site da Justiça Eleitoral na internet ou o aplicativo e-Título. Para saber se está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado, o cidadão deve clicar no menu “Consultar a situação eleitoral”.
Em seguida, o eleitor deve pagar as multas pela ausência. O pagamento acontece através de boleto, Pix ou cartão. É possível acompanhar o processamento do pedido de regularização eletronicamente.
O cancelamento não vale para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Nesses casos, o voto é facultativo.
(Informações: Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais