Umuarama

Gestores e fiscais de contratos passam por capacitação para garantir mais transparência

A Prefeitura de Umuarama realizou nesta semana uma capacitação voltada a gestores e fiscais de contratos administrativos. A iniciativa partiu do Gabinete do prefeito Fernando Scanavaca, em parceria com a Procuradoria-Geral do Município e a Controladoria Interna.

Conforme o secretário de Gabinete e Gestão Integrada, Antônio Favaro, o objetivo da capacitação foi fortalecer a atuação dos servidores na execução e fiscalização contratual. Ele destacou a boa participação dos servidores municipais. O treinamento aconteceu na última terça-feira (6), no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal.

Durante o encontro foram abordados temas como as responsabilidades legais dos fiscais e boas práticas na gestão de contratos públicos. Além disso, os organizadores fizeram orientações sobre a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Bem como, os principais cuidados na prestação de contas e acompanhamento da execução contratual.

“A capacitação visa garantir mais transparência, eficiência e segurança jurídica na administração pública, qualificando os servidores para o cumprimento de suas funções com responsabilidade e alinhamento às normas vigentes”, acrescentou o servidor responsável pelo Controle Interno do município, Daniel Dutra de Souza.

Gestores e fiscais de contratos atuam diretamente na execução de contratos com a administração pública. Apesar de distintas, as profissões acabam se interligando.

O gestor realiza a coordenação, gerenciamento e controle de todas as atividades relacionadas ao contrato, desde a preparação até o encerramento. Por outro lado, o fiscal é responsável por acompanhar de perto a execução do contrato. Ele verifica o cumprimento das obrigações e a qualidade dos serviços ou produtos contratados. 

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais