Foto: Reprodução/Redes Sociais
A primeira votação do conclave para a escolha do novo papa terminou sem consenso na noite desta quarta-feira (6) no Vaticano. A fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina foi o sinal claro de que nenhum dos cardeais obteve os dois terços necessários dos votos — o equivalente a 89 votos entre os 133 cardeais votantes.
A sinalização foi feita por volta das 16h (horário de Brasília), confirmando que, ao menos por enquanto, a Igreja Católica ainda não tem um novo pontífice para ocupar o lugar deixado por Francisco.
Os cardeais iniciaram os trabalhos do conclave ainda durante a tarde, reunidos pela primeira vez na Capela Sistina. O encontro durou cerca de 3 horas e 20 minutos, tempo no qual os religiosos fizeram o tradicional juramento de sigilo e deram início às votações, em cerimônia completamente fechada ao público e à imprensa.
A votação segue o protocolo tradicional da Igreja Católica, em que os cardeais elegem o novo papa por meio de escrutínio secreto. Ninguém pode deixar o local até que o novo líder seja escolhido. O processo é cercado de simbolismos e tradições centenárias, e uma das mais conhecidas é a liberação da fumaça — branca quando há um novo papa; preta quando não houve consenso.
Não é surpresa que a primeira rodada de votos tenha terminado sem resultado. Nenhum conclave da era moderna conseguiu eleger um papa já no primeiro dia de votação. Tanto na eleição de Bento 16 quanto na de Francisco, foram necessários dois dias de deliberação para que se chegasse a um consenso entre os cardeais.
Por isso, o protocolo prevê que no primeiro dia ocorra apenas uma votação. A partir de amanhã (quinta-feira), estão previstas até quatro votações por dia — duas pela manhã e duas no período da tarde.
As sinalizações de fumaça, que indicam ao público o andamento das votações, devem ocorrer nos seguintes horários (sempre no horário de Brasília):
Se a fumaça branca aparecer em algum desses horários, isso significa que o novo papa foi eleito. Assim que isso acontecer, os sinos da Basílica de São Pedro tocarão, anunciando ao mundo a chegada do novo líder da Igreja Católica. O nome do escolhido será revelado logo em seguida, da varanda central da Basílica, em um dos momentos mais aguardados por fiéis do mundo inteiro.
Leia também: Conheça os conclaves mais rápidos e mais demorados para eleger um papa
O Conclave — reunião fechada dos cardeais com menos de 80 anos para eleger o novo pontífice — inicou ainda nesta quarta-feira (7), às 16h30 no horário local (11h30 de Brasília), quando os cardeais eleitores entraram na Capela Sistina e prestaram juramento. Na sequência, aconteceu o momento conhecido como Extra omnes, quando as portas são fechadas, dando início à votação.
A Missa que abriu os trabalhos foi transmitida ao vivo em 11 idiomas, incluindo português (nas variantes do Brasil e de outros países), italiano, espanhol, francês, inglês, alemão, polonês, chinês, árabe e vietnamita. Também foi traduzida para a linguagem de sinais espanhola e transmitida por ondas curtas em inglês, francês e português para a África.
À tarde, a cerimônia de entrada no Conclave também contou com cobertura em 11 idiomas e linguagem de sinais em inglês, espanhol e italiano. A Vatican Media garantirá cobertura em vídeo e fotos de todos os momentos.
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
Este site utiliza cookies
Saiba mais