Como resultado da ação, foram lavrados dois autos de infração ambiental, que somam R$ 150 mil em multas, além da lavratura de um Termo Circunstanciado (Foto PMPR)
A Polícia Militar do Paraná, por meio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (BPMA) com sede em Umuarama, autuou, nesta segunda-feira (5), o proprietário de uma fazenda em Santa Cruz de Monte Castelo por dificultar a regeneração natural da vegetação em áreas de preservação permanente e reserva legal.
De acordo com a PM Ambiental, a infração foi constatada durante fiscalização de rotina e estava relacionada à criação de gado em áreas protegidas, o que impede a regeneração da vegetação nativa e compromete a recuperação ambiental dos ecossistemas locais. A prática é proibida pela legislação ambiental brasileira e configura crime ambiental.
Como resultado da ação, foram lavrados dois autos de infração ambiental, que somam R$ 150 mil em multas, além da lavratura de um Termo Circunstanciado. Também foi determinado o embargo de 29,78 hectares da propriedade, área correspondente às regiões impactadas pela atividade irregular.
A Polícia Militar ressalta que o respeito às áreas de preservação permanente e reservas legais é essencial para a proteção dos recursos hídricos, da fauna e da flora, além de ser um compromisso legal de todos os proprietários rurais.
As ações de fiscalização ambiental seguem em andamento em diversas regiões do estado, com o objetivo de coibir crimes ambientais e promover a recuperação das áreas degradadas.
No caso citado em Santa Cruz de Monte Castelo, o crime foi relacionado à dificultação da regeneração natural em áreas protegidas por conta da pecuária em APP e RL, o que é expressamente proibido sem o devido licenciamento e planos de recuperação ambiental.
Além das consequências legais, os crimes ambientais trazem impactos sérios à biodiversidade, ao clima e à qualidade de vida das populações humanas, sobretudo em áreas rurais e tradicionais.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais