Umuarama

Campanha Maio Amarelo alerta sobre infrações e condutas no trânsito que podem matar

A campanha Maio Amarelo deste ano tem como slogan: “Desacelere, retome o controle e ative o modo on-line para vida real. Você não é um robô”. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) realizou o lançamento na segunda-feira (5), em Umuarama.

A iniciativa busca conscientizar os motoristas para a direção segura, a fim de reduzir os números de acidentes e de vítimas do trânsito.

O evento, no auditório da Sestram, teve a presença do prefeito Fernando Scanavaca e do secretário Valdecir Capelli (Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana). Também participaram: os presidentes da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, e da Câmara Municipal, Luiz Antônio Caviquioli, vereadores, secretários municipais, representantes do Detran/Ciretran e de órgãos estaduais. Além disso, integrantes da Polícia Militar, Defesa Civil e o comandante da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, entre outras autoridades, estiveram no evento.

“Todos nós estamos inseridos no trânsito e devemos buscar formas de minimizar os riscos. Este ano, a campanha foca na conexão com o mundo real, a atenção e o respeito às regras na condução de veículos. Precisamos desconectar das redes sociais e nos conectarmos com a segurança, com a vida, para evitar acidentes”, destacou o secretário Capelli. Para ele, a tecnologia deve ser aliada e não uma distração para os motoristas e pedestres.

O secretário destacou que além do número elevado de acidentes, a alta velocidade e o avanço de preferenciais proporciona colisões graves e muitos feridos, além de provocar mortes. “Tudo isso agravado pela falta de atenção devido ao uso de celular na direção”, completou.

Maio Amarelo: celular, velocidade e atenção

Por isso, a campanha Maio Amarelo trabalha em três eixos específicos. São eles: ‘Celular e direção não combinam’, ‘Não precisa correr para chegar lá’ e ‘No trânsito, de atenção ao que importa no momento: a direção’.

Estudos indicam que o uso de celular ao volante aumenta em até 400% o risco de acidentes. Bem como, reduz em 37% o tempo de resposta, além de ser infração gravíssima. Para baixar a velocidade, a campanha orienta os moradores a saírem mais cedo de casa. O Maio Amarelo lembra que a 50 km/h um pedestre tem 20% de chances de morrer, enquanto a 60 km/h esse risco sobe para 80%.

Outras dicas que fazem a diferença para a segurança no trânsito são o suo de seta, distância de 1,5 metro de ciclistas e patinetes, olhas duas vezes antes de mudar de faixa ou virar para o lado, reduzir a velocidade perto de escolas, ciclovias e locais de circulação de pedestres e atenção redobrada quando passar próximo de ciclistas, patinetes e pedestres.

O prefeito Fernando Scanavaca falou das mudanças que está implantando para melhorar a mobilidade urbana, a agilidade do transporte coletivo e a rapidez para os veículos de emergências, os investimentos em tecnologia para controlar o tráfego e a importância do cuidado dos motoristas para a segurança própria e dos pedestres no trânsito.

“Espero que os motoristas tenham mais responsabilidade. Educar as crianças é muito importante para o futuro, mas o motorista tem que ser melhor preparado, com mais responsabilidade, e nós vamos melhorar a fiscalização para fazer cumprir as regras de trânsito”, completou o prefeito

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais